A secretária de Estado do Turismo revelou hoje no Funchal que os eventos da Madeira passarão a integrar o calendário nacional de eventos, ainda em preparação, para dar a conhecer ao turista o país como um todo.
"Ao nível do Turismo de Portugal estamos a criar um calendário nacional de eventos onde os eventos que se passam na Madeira também farão parte do mesmo", disse Ana Mendes Godinho, no final de uma reunião com o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Ana Mendes Godinho realçou o "espírito de diálogo e de colaboração" entre o Turismo de Portugal e a Região Autónoma da Madeira na busca de um trabalho concertado e articulado em favor da atividade turística nacional.
Sobre a Festa da Flor, no âmbito da qual visitou o Muro da Esperança construído com flores por mais de 1.200 crianças e as decorações florais nas principais artérias da cidade do Funchal, repletas de turistas e locais, a secretária de Estado disse estar "completamente deslumbrada".
"Tinha noção da dimensão, mas nada como viver ao vivo e sentir, principalmente, a autenticidade e a genuinidade desta festa e o envolvimento muito grande da população, é extraordinária a participação desde os miúdos aos adultos", acrescentou.
Destacou ainda o facto de existir "um grande envolvimento entre turistas e a população local".
"Sente-se, aqui, uma simbiose muito importante, o turismo é bom se for bom para as populações locais, é isso que se testemunha na Festa da Flor", realçou.
A secretária de Estado elogiou ainda a "capacidade" da Festa da Flor em encher os hotéis "numa altura que não é tradicional dos turista fazerem viagens [em abril]".
O secretário regional de Economia, Turismo e Cultura realçou, por seu lado, "as melhores relações possíveis" entre o Governo da Madeira e o Governo da República e o Turismo de Portugal.
Ana Mendes Godinho reuniu ainda com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, almoçou com o presidente do Governo Regional e participa na apresentação da segunda edição do Eco Trail e, no domingo, assiste ao Cortejo da Flor, cartaz responsável pela atual ocupação hoteleira que se cifra em 96%.