Jorge Carvalho recebeu 4 residentes no Brasil que não vinham à região há mais de 20 anos

Portugal no Coração

Desde que o Governo Regional «aderiu» ao programa «Portugal no Coração», em 2002, a Região já recebeu 72 idosos madeirenses e residentes fora da Europa.


Os 4 visitantes mais recentes, um grupo de emigrados no Brasil (São Paulo) que não visitava a Região Autónoma da Madeira há mais de 20 anos, foram recebidos esta semana pelo Secretário Regional, Jorge Carvalho.


Abel Mendes da Silva, de 76 anos, não vinha à Madeira há 24 anos, enquanto Clementina Ferreira da Silva (79 anos), Jordão Marques de Sousa Carvalho (75 anos) e Tolentina de Freitas Gonçalves Carvalho (76 anos), contavam 22 anos sem visitas à ilha.


Jorge Carvalho que, recorde-se, tem a tutela das Comunidades Madeirenses, inteirou-se da viagem que o grupo realiza pelo país desde há algumas semanas e chega agora à ilha. No diálogo com o governante, os emigrantes elogiaram o estado de progresso e desenvolvimento que a Região atingiu e até confessaram que, se até à data da partida para o Brasil as condições de vida que fossem as presentes, jamais teriam emigrado.
Recorde-se que o programa «Portugal no Coração» é gerido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas através da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portugueses, sendo promovido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros, pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pela Fundação INATEL e TAP Air Portugal.


Destina-se a cidadãos portugueses residentes fora da Europa, em situação económica que não lhes permita suportar os encargos da viagem, que há mais de 20 anos não visitem o nosso país, que até ao dia do início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade e que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente.


O programa é composto por uma viagem a Portugal e regresso ao país de residência, incluindo um programa turístico e cultural, no regime de pensão completa, com a duração aproximada de duas semanas, após as quais os participantes podem prolongar a sua estadia junto de familiares e/ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes.


Assim, desde o início deste projecto, em 2002, a Região recebeu 72 idosos que foram acolhidos pelos seus familiares, mas também o Governo Regional já providenciou a estadia de alguns que tinham muita vontade de vir à terra que os viu nascer, mas não tinham quem os acolhesse. A estes, o Governo Regional recebeu-os no aeroporto e encaminhou-os para a residência dos familiares, garantindo ainda um programa de actividades que contou com visitas a diversas localidades.

 

840 Pessoas em todo o país
Desde que o programa foi iniciado, em 1996 (a articulação com a Região iniciar-se-ia 6 anos depois), o «Portugal no Coração» permitiu a 840 emigrantes regressarem ao país muitos anos depois de terem emigrados à procura de melhores condições de vida.
Em 2018, esta oportunidade foi proporcionada a 15 participantes, oriundos da Argentina, do Brasil, dos EUA e da Venezuela, que passaram por vários pontos de interesse turístico e cultural em todo o país, numa viagem com início a 12 de Novembro e término a 21 do mesmo mês.

 

IN «Diário de Notícias da Madeira»