Milhares de pessoas, entre turistas e locais, juntaram-se hoje nas principais ruas do Funchal para ver passar o Grande Cortejo Alegórico da Festa da Flor que envolveu 1.400 figurantes distribuídos por dez grupos e vários carros com arranjos florais.
Com os carros profusamente decorados com flores de várias espécies e os figurantes trajando igualmente motivos florais, o Grande Cortejo da Flor, alvo da fixação de máquinas fotográficas, de filmar e de telemóveis, percorreu as duas extremidades da marginal da cidade do Funchal entre a Rotunda da Praça da Autonomia, passando, pela faixa sul, da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Avenida Francisco Sá Carneiro e a Rotunda do Porto.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que assistiu ao cortejo disse à comunicação social que a Festa da Flor na Madeira "é uma surpresa muito boa" e enalteceu a "genuidade" do evento, a sua capacidade em encher os hotéis da Região e a "envolvência entre os turistas e a população".
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, também referiu que a "Festa está a cumprir as expectativas" e anunciou que no próximo ano a mesma terá a duração de três semanas, com um conjunto de concertos alusivos à flor.
O Cortejo foi constituído por dez grupos que levaram à rua os temas: "Paleta de cores da primavera" (João Egídio Rodrigues), "Alegria" (Associação Fura Samba), "Alma lusa" (Sorrisos de Fantasia), "Baile real" (Associação Animad), "Festival de cor" (Escola de Samba Caneca Furada), "Perfume de Primavera" (Associação de Animação Geringonça), "A festa do beija-flor" (Carolina Sousa), "O baile das Pétalas" (Turma do Funil), "Aroma e cor é a Festa da Flor" (Associação Império da Ilha) e "Pink Ladies" (Isabel Borges).
Subordinada ao tema "Madeira - Uma Flor, uma Festa", a Festa da Flor/2016, uma organização da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, representa um investimento do Governo Regional de 320 mil euros.
A Festa da Flor, que começou na quinta-feira e que se prolonga até 17 de abril, decorre, este ano, e pela primeira vez, por um período de dez dias e em sete dos 11 concelhos da Região.
As festividades encontram-se descentralizadas por sete concelhos - Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta, Santana, Machico e Santa Cruz - que organizam igualmente, nos seus territórios, iniciativas alusivas à Festa da Flor.
Com uma ocupação hoteleira, segundo a secretaria regional do turismo, de 96 %, um dos momentos altos do cartaz aconteceu no sábado com o cortejo infantil de 1.250 crianças que, partindo da área contígua ao Jardim Municipal, se dirigiram ao Largo do Município onde depuseram uma flor no Muro da Esperança, num gesto simbólica de crença num mundo melhor e em paz.
A Festa inclui, ainda, a 61.ª Exposição da Flor, na Praça do Povo, a realização de workshops, tapetes florais, mercado das flores e decorações florais, feira de sabores regionais, a exposição "Um olhar sobre a Festa da Flor" e animação diversa com espetáculos musicais, como a marcha/corrida da solidariedade para a inclusão, terminando, no dia 17, com o desfile de automóveis clássicos (carros e motas) decorados com flores, numa organização da Associação "The Classic Motor Exhibition - ACME" e Club Carocha da Madeira.