Foi alargada para três semanas em 2016, mas prevê-se ser prolongada por mais uma semana em 2017. Hoje, na inauguração da exposição 'Um olhar sobre a Festa da Flor', que marcou o arranque oficial da Festa da Flor, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destacou o facto deste cartaz turístico ter mais um fim-de-semana este ano e deixou em aberto a hipótese do certame ser alargado para o próximo ano.
Nesta cerimónia que juntou vários secretários regionais, Eduardo Jesus destacou a envolvência das crianças na 'Flor' e mostrou-se satisfeito com a adesão por parte dos madeirenses e dos milhares de turistas que se juntaram na Placa Central enquanto decorriam os últimos preparativos para a festa.
“A festa ia se montando e as pessoas iam chegando. Isto significa que não é aquilo que se mostra por estes dias mas é a forma como tudo é preparado e divulgado”, sublinhou.
O secretário referiu ainda que para esta altura está prevista uma ocupação de 96%. “Estamos a falar de 60 mil pessoas e se juntarmos a isto mais 26 mil que vão nos visitar nos cruzeiros e 8 mil tripulantes verifica-se um aumento de 38% relativamente à população habitual”, disse.
A abertura oficial da Festa da Flor ficou também marcada pelo entusiasmo do grupo da África do Sul 'Free State', que fez questão de elogiar as flores, o artesanato e todos os elementos que compõem esta festa. O governante do 'Free State' chegou mesmo a pedir contactos às pessoas que ajudavam na montagem da festa e desafiou a Secretaria Regional do Turismo a realizar a Festa da Flor na África do Sul. Para a Madeira, pretende trazer também algumas novidades, nomeadamente a celebração da Rosa.