A vaga de candidatos lusodescendentes a cargos federais, estatais e locais na Califórnia tem condições para ser bem sucedida nas eleições intercalares desta terça-feira, segundo sondagens e previsões relacionadas com a tendência partidária de cada região.

CandidatosLusodescendentesCalfornia

Além da reeleição dos três congressistas pela Califórnia, Jim Costa, Devin Nunes e David Valadão, prevista pela plataforma agregadora FiveThirtyEight, há dois lusoamericanos bem posicionados para a assembleia estatal: Cecilia Aguiar-Curry no 4º distrito e Justin Mendes no 32º distrito.

A democrata Cecilia Aguiar-Curry procura ser reeleita num distrito que abrange seis condados no norte da Califórnia - Colusa, Solano, Lake, Sonoma, Napa e Yolo - e todos os indicadores estão a seu favor. Nas primárias de junho, a candidata lusoamericana arrecadou 99,8% dos votos contra o libertário Brandon Nelson.

No vale central, abrangendo os condados de Kern e Kings, o lusodescendente republicano Justin Mendes procura vencer o incumbente democrata Rudy Salas. Os números das primárias mostram que o candidato luso tem boas hipóteses de vencer, já que Salas só recebeu mais 252 votos que Justin Mendes e o perfil rural da região poderá favorecer o republicano.

A nível local, há cinco candidatos a 'mayor' (presidente da câmara): Zachery Ramos, em Gustine, onde os lusoamericanos representam 14,5% da população; Steve Nunes, em Ferndale; Gordon Machado, em Hollister, e Gary Soiseth e Brad Bates em Turlock, cidade onde os dois lusodescendentes se enfrentam pelo mesmo cargo.

De acordo com as contas da California Portuguese American Coalition (CPAC), há também 15 lusoamericanos a correr por cargos nos conselhos de várias cidades e três candidatos a supervisores.

Segundo Diniz Borges, presidente da CPAC, outra "componente interessante" nas eleições intercalares é o número de lusodescendentes candidatos a cargos em distritos escolares: há um total de 22 candidatos nas cidades de Tulare, Riverside, Manteca, Tracy, Galt, Los Banos, Templeton, Hanford, Kingsburg, Lemoore, Rio Vista, Mcswain e Merced.

"A presença de lusodescendentes em cargos de direções escolares é um primeiro passo para se promover a presença do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas da Califórnia", considerou Borges.

Ainda segundo as contas da CPAC, nos distritos que anteriormente elegeram os três congressistas que procuram reeleição, o peso dos eleitores lusoamericanos é inferior a 2%: 1,2% no 22º distrito, representado por Devin Nunes, 1,5% no 21º distrito, de David Valadão, e 1,6% no 16º distrito, representado por Jim Costa.

Há um total de 79 candidatos lusos a cargos na Califórnia nas eleições intercalares de 6 de novembro.

In «JM»