O cavaquinho foi introduzido no Havai pelo madeirense João Fernandes que viajou para Honolulu no barco à vela “Ravenscrag” com um contingente de emigrantes destinado às plantações de açúcar, seguindo trajeto pela rota do cabo Horn.
Entre eles encontram-se cinco dos nomes que ficaram ligados à história da introdução do cavaquinho em Havai: dois tocadores (João Fernandes e José Luís Correia) e três construtores (Manuel Nunes, Augusto Dias e José do Espírito Santo).
O “Ravenscrag” chega a Honolulu a 23 de Agosto de 1879 e João Fernandes, (de acordo com um relato então feito à revista “Paradise of the Pacific”, de Janeiro de 1922), ao desembarcar, trazia na mão a braguinha com que entretivera os demais companheiros na longa viagem.
Os havaianos, quando ouviram João Fernandes tocar o pequeno instrumento, ficaram encantados e logo lhe deram o nome de “ukulele” – que significa “pulga saltadora” – figurando o modo peculiar como é tocado. Seguidamente, João Fernandes generalizou o seu uso em danças, festas e serenatas locais tendo depois formado um conjunto com Augusto Dias e José Luís Correia.
A par de Manuel Nunes – com oficina aberta logo a seguir à sua chegada e documentada desde 1884 -, Augusto Dias abre uma loja de fabrico e venda de “ukuleles” e o mesmo faz José do Espírito Santo, em 1888. Estes três primeiros violeiros passaram a utilizar as madeiras locais de kou e koa, com as quais construíram instrumentos de muito boa qualidade.
Origem do Ukulele
O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira (Portugal). O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira).
Além do ukulele ser utilizado na música nativa do Havaí, nas décadas de 1920, 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristas britânicos e norte-americanos, nomeadamente George Formby e George Harrison.
Em 1973, a Gravação de “Song for Anna”, feita pelo mestre Herb ohta san, de certa maneira dá o primeiro passo para o reconhecimento do público mundial.
Logo depois, nos anos 90, e 2000, finalmente a história do ukulele dá um salto de popularidade com as gravações de Israel Kamakawiwo’ole e Jake Shimabukuro, “Somewhere over the rainbow, por Israel...e a Versão de “Still my guitar gently weeps”, feita por Jake, praticamente alavancam o status de notoriedade do instrumento a um patamar mundial.