Será uma semana dedicada ao conhecimento e à cultura. Arrancou hoje a IV Semana Cultural da Rússia, uma organização da Sharing Foundation e da Madeira Multilingual School, em parceria com a escola da Apel, prolongando-se até sábado. A sessão de abertura contou com um momento musical protagonizado pelos alunos da Madeira Multilingual School, ao qual se seguiram as intervenções da entidades oficiais.
Marco Gomes, director regional da Educação frisou a importância de reforçar as identidades russa e madeirense através da cultura. “A cultura é o alicerce da identidade”, ressalvou o director regional, reforçando que as diferenças são importantes.
Já Miguel Gouveia, vereador da Câmara Municipal do Funchal, afirmou que a diáspora russa é a que mais cresce na Região, sendo por isso importante dar apoio a estas pessoas. Miguel Gouveia lamentou o facto de não existir um consulado russo no Funchal, bem como que tenham deixado de existir voos de ligação entre Moscovo e o Funchal.
Por seu lado, Vladimir Ludzig, representante em Portugal da Agência Federal Rossotrunichestvo, reafirmou a sua gratidão por este evento se ter alargado também a Lisboa.
O presidente da Apel, António Jesus, assumiu o objectivo de possibilitar uma oferta de ensino internacional e reiterou a possibilidade de uma fusão entre a escola da Apel e a MMS, de forma a que os alunos consigam ter um ensino multilingue desde o ensino básico.
Por fim, o orador convidado, Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO e da TSF, ressalvou as mudanças que têm ocorrido ao longo dos tempos, com os mais pequenos a serem capazes de expressar algumas palavras em russo, algo impensável há alguns anos.