A Universidade de Massachusetts de Lowell, nos Estados Unidos, anunciou hoje uma doação de 50 mil dólares (cerca de 44 mil euros) da Fundação Calouste Gulbenkian para criar uma coleção de estudos portugueses na sua biblioteca.

Um aporte para o programa

“Esta grande doação da fundação líder em Portugal, uma das maiores doações feitas pela fundação a uma universidade americana nos últimos 20 anos, vai permitir a compra de uma coleção considerável nas áreas da literatura, critica literária, história, ciências sociais, música e arte”, explicou a universidade em comunicado.

A coleção vai servir de apoio ao programa de português da universidade, integrado no seu departamento de Línguas e Culturas do Mundo, bem como às atividades do Centro Saab-Pedroso para a Cultura Portuguesa e Investigação.

“Este apoio vai ajudar a preparar os alunos para as suas carreiras, ligadas ao mundo português e lusófono, ao mesmo tempo que fornece importantes materiais, em português e inglês, para toda a comunidade da universidade e as pessoas da região”, disse o diretor do Centro Saab-Pedroso para a Cultura Portuguesa e Investigação e coordenador do programa de português, Frank F. Sousa.

Em anos recentes, a universidade estabeleceu parcerias com várias organizações portuguesas, como Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Instituto Camões, o Governo Regional dos Açores, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho.

Uma das iniciativas da universidade é um programa de escritores portugueses residentes, que já acolheu, por exemplo, Valter Hugo.

Fonte: Dnoticias