A Parada da Semana de Portugal, que atrai todos os anos milhares de pessoas às ruas de Toronto, Canadá, deverá este ano passar pela última vez pela Dundas Street, conhecida como ‘Little Portugal’. “Tudo indica que esta será a última parada do Dia de Portugal na Dundas Street West. Com os espetáculos a realizarem-se no Earlscourt Park, faz mais sentido concentrarmo-nos na mesma área”, explicou Joe Eustáquio, o presidente da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) à Lusa.
A Parada do Dia de Portugal realiza-se no dia 12 de junho e é considerada uma das melhores manifestações culturais no Canadá.
Em 2017 a parada deverá mesmo mudar de localização para o ‘Corso Itália’ porque a associação comercial e serviços da Dundas Street West rejeitou associar-se à iniciativa.
A Semana de Portugal, que este ano tem a sua 29.ª edição, estende-se de 13 de maio a 26 de junho.
Pedro Abrunhosa será o cabeça de cartaz, vai atuar no dia 10 de junho e fará ainda um concerto surpresa. Augusto Canário será o principal destaque a 11 de junho e a no dia seguinte atua a lusodescendente Sarah Pacheco.
Os principais espetáculos terão lugar no Earlscourt Park, junto à St. Claire Avenue, no norte de Toronto, uma área onde reside uma grande comunidade portuguesa.
No programa constam outras iniciativas, como o Jantar de Gala em homenagem aos Pioneiros da Imigração para o Canadá, com entrega do Prémio Reconhecimento e Bolsas de Estudo (14 de maio), e a cerimónia das novas nomeações de 2016 para o Passeio da Fama (27 de maio).
Os voluntários da ACAPO têm sentido “algumas dificuldades” na angariação anual de 400 a 500 mil dólares canadianos, contando sobretudo com o apoio do setor da construção civil, nomeadamente do sindicato Liuna 183 e empresas da área.
O orçamento para 2016 da Semana de Portugal ronda os 500 mil dólares canadianos (335 mil euros) e conta com o patrocínio do Governo Provincial, através do programa de subsídios “Celebrate Ontario”.
Para 2017, altura em que a Semana de Portugal em Toronto vai assinalar o 30.º aniversário, Joe Eustáquio espera que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, possa aceder ao convite daquela organização em deslocar-se ao Canadá para assistir “ao melhor evento de sempre”, estando já confirmados nomes como José Cid, o projeto Resistência, e possivelmente Shawn Mendes, o cantor lusodescendente que muito sucesso tem feito mundialmente.
Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.