O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside amanhã, pelas 18 horas, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeiras, na Praça do Povo, à inauguração do monumento escultórico que homenageará, no Funchal, uma das maiores figuras da Humanidade, nas últimas décadas: Nélson Mandela, o laureado Nobel, antigo presidente sul-africano.
O memorial a Nélson Mandela contará com a presença de altos dignitários sul-africanos, entre os quais o atual secretário-geral do ANC e antigo Premier do estado de Free State, Ace Magashule.
A cerimónia terá início pelas 18 horas, com o entoar dos hinos da África do Sul, da Madeira e Nacional, após o que acontecerá o descerrar do memorial. Seguir-se-ão as intervenções de um aluno da escola dos Louros (estabelecimento que colaborou nas pinturas do memorial), do secretário-geral do ANC, Ace Magashule, e do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
Pelas 19 horas, decorrerá uma conferência sobre a V ida e a Obra de Nélson Mandela, em que será orador Ace Magashule. O evento terá lugar no auditório do Museu de Eletricidade “Casa da Luz”.
Um momento que servirá, para além de homenagear Nélson Mandela, reforçar os laços de entendimento que foram criados entre Miguel Albuquerque e o atual secretário-geral do ANC e entre o povo madeirense e o povo sul-africano.