A edição deste ano da Festa da Flor vai crescer em vários aspectos, tornando este evento um cartaz cada vez mais alargado a toda a Região, com iniciativas a decorrerem em outros seis concelhos além do centro, que será o Funchal, entre os dias 7 e 17 de Abril.
A apresentação do programa de actividades decorreu ontem ao final da tarde nos jardins da Quinta Vigia, onde o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, ladeado pelo presidente do Governo Regional e pelos principais colaboradores na área da animação, salientou em resumo tudo o que se irá passar nesses 11 dias, aqui também uma novidade, que é um período intermédio face ao objectivo de alargar o evento até às 3 semanas já em 2017.
Eduardo Jesus salientou que apesar de o cartaz ser muito mais extenso, descentralizando os eventos por várias áreas do centro do Funchal, também irá abarcar outros concelhos (as autarquias do Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Ribeira Brava, Santana e Calheta organizam iniciativas paralelas), haverá também espaço a novidades.
É o caso do pavilhão das flores na praça do Povo, onde será realizada a edição número 61 da exposição alusiva às flores e workshops sobre temáticas artesanais (bordados, vinho, vimes, pinturas, etc).
Na avenida Arriaga irá receber, desta feita, apenas as entidades que comercializam flores, enquanto a restauração irá para o local que lhe dá o nome, a Praça da Restauração. A exposição do IVBAM irá decorrer no jardim norte do Palácio de São Lourenço.
A Festa da Flor irá também dar espaço ao regresso da ‘Parada dos Clássicos e da Flor’ (dia 17), iniciativa dos anos 80 que juntará, para já, cerca de 200 viaturas, entre motociclos e automóveis devidamente decorados.
Os tapetes florais da Sé ao Teatro Municipal, a exposição floral nos jardins do Palácio de São Lourenço, a cerimónia do ‘Muro da Esperança’ (dia 9) não será esquecido, bem como o grande cortejo alegórico que decorrerá no dia 10 de Abril, pelas 16 horas.
Vão ser 10 grupos que desfilarão na Avenida do Mar, desde a Empresa de Electricidade até à rotunda do porto do Funchal, sendo que os carros alegóricos vão estar em exposição na praça do Mar até às 18 horas do dia seguinte. Isto, entre muitas mais iniciativas culturais, musicais, desportivas.
O evento envolve 3.160 pessoas, 1.420 só no cortejo e 2.150 no muro da esperança, sendo certo que este ano deverá contar com uma ‘enchente’ de turistas, uma vez que a 17 de março a ocupação hoteleira já estava nos 92%. O custo de tudo isto é de 320 mil euros, mais cinco mil euros que na edição do ano passado.
A concluir, refira-se esta novidade: dos 2.400 lugares nas bancadas para o cortejo do próximo domingo a oito dias, uma parte do povo irá poder ter acesso a estas infra-estruturas de comodidade. Tudo será feito com concursos/passatempos feitos por órgãos de comunicação social regionais, sendo certo que há espaço para 600 lugares para o povo, que terá as mesmas regalias entre turistas e vip’s.