A promessa foi feita pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas durante a sua recente deslocação àquele país. José Luís Carneiro revelou que o Governo português vai “reforçar os meios humanos nos serviços consulares da Alemanha” ainda este ano.
“Mais de 130 mil portugueses” estão inscritos nos consulados portugueses na Alemanha e os “apenas” 29 funcionários ao serviço do Estado português realizaram “cerca de 70 mil atos consulares” em 2015, justificou o secretário de Estado.
José Luís Carneiro adiantou também o reforço das permanências consulares, que prestam atendimento deslocalizado às comunidades mais afastadas dos postos consulares, e revelou que está em curso o processo de escolha do novo titular do Consulado honorário de Munique, que cobrirá toda a região da Baviera, “muito importante para a atração de investimento” português e alemão. Segundo o governante, a modernização dos serviços consulares em curso permitirá que, em 2017, se possa “concretizar o objetivo do ato único consular”.
A segunda dimensão da visita teve a ver com a promoção do português, com José Luís Carneiro a reconhecer “o esforço que é feito pelos vários estados federados alemães para integrar o ensino da língua portuguesa na estrutura curricular de várias escolas”. O Orçamento do Estado para 2016 – recordou o governante – prevê “um investimento de 2,5 milhões de euros para o ensino do português na Alemanha”, que abarca “cerca de cinco mil alunos” nos ensinos básico, secundário e superior, 37 professores e 4 leitores, referiu o secretário de Estado.
José Luís Carneiro diz ter sentido “total abertura” dos ministros dos vários estados federados que visitou – Baviera, Baden-Wurtemberg, Renânia-Palatinado, Sarre e Hesse, área onde se encontra a maioria dos portugueses residentes na Alemanha, e Renânia do Norte-Vestefália, o estado federado com o maior número de portugueses – para colaborarem com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na política de promoção da cultura portuguesa.