A recente eleição de Diogo Rodrigues para Mayor de Bridgwater inspirou a criação da Associação Portuguesa de Somerset, no sul de Inglaterra, afirmou a presidente, Milene Nascimento.
"Há vários anos que vinha pensando no benefício da existência de uma organização cujo objetivo principal é apoiar a comunidade portuguesa a viver em Somerset e todos aqueles dos países lusófonos da CPLP", afirmou a aljustrelense de 34 anos à agência Lusa.
A eleição de Diogo Rodrigues para Mayor de Bridgwater em maio foi uma "coincidência" e uma "inspiração" para um grupo de voluntários portugueses, que "decidiu por mãos à obra e criar a Associação Portuguesa de Somerset".
A cidade é uma das mais importantes da região no sudoeste de Inglaterra, onde a comunidade portuguesa cresceu 500 para perto de 5.000 na última década graças à disponibilidade de postos de trabalho em fábricas, hospitais e outros tipos de profissões.
Assumindo o mote de Diogo Rodrigues, a associação assumiu o objetivo de "celebrar a diversidade", propondo-se a promover a aproximação aos locais ingleses e de outras outras ao dar a conhecer a língua e cultura portuguesa.
A reunião oficial de fundação e eleição dos órgãos sociais da Somerset Portuguese Association, no passado sábado, reuniu cerca de 75 pessoas, um bom presságio, garante Milene Nascimento.
"Não estávamos à espera de tantos: era um sábado, estava calor e jogava a seleção de Portugal. Ficámos contentes com o número de pessoas presentes. Tivemos vários a fazerem-se sócios e a oferecerem-se para ajudar", contou à Lusa.
Entre as diferentes atividades que a associação quer desenvolver estão aulas de português e de inglês, atividades para crianças e jovens como música, teatro, dança, desporto, atividades para seniores e "excursões para descobrir os lugares lindos que este país nos oferece", estando já em preparação uma visita ao parque safari de Longleat nas próximas semanas.
Outra das ambições é trabalhar com o consulado geral de Londres para "reduzir a distância" no contacto com o posto, ajudando nos registos consulares e na preparação da deslocação a Bridgwater de funcionários para fazerem documentos de identificação e outros atos como certidões de nascimento ou de casamento.
Milene Nascimento, proprietária do único café português em Bridgwater e principal mobilizadora desta iniciativa, mudou-se há 15 anos para a região e trabalhou em várias fábricas, acabando por se tornar numa empreendedora, ao abrir uma empresa de limpezas e um café.
A criação desta associação, é um sonho cumprido com o objetivo de "trabalhar em prol da comunidade".