A Secretaria Regional de Educação leva a efeito, no próximo dia 24 de Junho, a partir das 12H00 horas, no Jardim Municipal do Funchal, um encontro entre comunidades africana, venezuelana, russa, ucraniana e cigana, residentes na Região Autónoma da Madeira. A iniciativa, designada Dia Intercultural, surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e para o Desenvolvimento e do Dia de África, assinalados no final do mês transacto e promete resultar numa festa.

DiaIntercultural


O evento, que é promovido em articulação com o movimento associativo, nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira (ACRAM) e comunidades venezuelana, russa e ucraniana, integra demonstrações de música, dança e canto e, pelo jardim, estarão montadas barraquinhas para a Mostra Gastronómica.
Tudo conforme mandam as tradições dos países de origem das comunidades envolvidas.
Recorde-se que o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação, em 2011, da Declaração Universal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da Humanidade, lema ao qual o Governo Regional naturalmente se associa mais uma vez, dando oportunidade aos que escolheram a Região como seu lar de trocarem ideias entre si e de se darem a conhecer. Um dia reservado à promoção dos valores da diversidade e do diálogo intercultural.


IN «JM versão impressa»