A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) realizou o primeiro voo retro, em território nacional. O destino escolhido foi a Madeira, no âmbito da celebração dos 600 anos da descoberta do arquipélago.

TapMadeira

A TAP realizou, no dia 2 de junho, o primeiro voo retro em território nacional, com partida de Lisboa e destino ao Funchal. O avião Portugal, um A330 que ostenta as cores e o logo que a companhia envergava na primeira viagem que fez à Madeira (em 1964), voou excecionalmente até à Ilha no âmbito das comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo.

O voo TP1671 saiu de Lisboa às 10H40 e aterrou no Funchal às 12H25. No sentido oposto, mantendo também o ambiente retro a bordo, o TP1682 saiu do Funchal às 13H25 e chegou a Lisboa às 15H05.

A bordo, a TAP levou os passageiros numa viagem ao passado, recuperando as emblemáticas fardas dos tripulantes, criadas pelo estilista francês Louis Féraud e recriando o ambiente das viagens de avião do passado, com alguns detalhes da época como a célebre mala necessaire que a TAP distribuía a bordo e que foi oferecida neste voo a todos os passageiros.

Os produtos regionais da Madeira marcaram presença nestes voos especiais. Bolo de Mel, Brisa Maracujá e Vinho da Madeira foram algumas das iguarias que os passageiros degustaram durante a viagem.

In «Revista Port»