O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai organizar, nos dias 16 e 17 de abril, o 1º Seminário mundial de Cônsules-Honorários de Portugal. O encontro que terá lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, é resultado de uma primeira reunião com a rede consular de Portugal no Brasil, em abril de 2017, organizada pela Embaixada em Brasília.
Este seminário pretende, entre outros aspetos, promover e estimular uma reflexão e discussão sobre o papel dos Cônsules-Honorários de Portugal no mundo, os desafios que se colocam, bem como fortalecer os laços de união e cooperação com as comunidades portuguesas no mundo, e com as autoridades portuguesas.
O responsável pelo encontro classifica esta rede de representantes portugueses no mundo como “preciosa”, e defende a utilização dos cônsules-honorários para “fomentar ações de promoção” de Portugal e “das suas potencialidades em diversos domínios”. Salienta ainda que “é uma oportunidade única para as instituições portuguesas estabelecerem contactos” com a rede de cônsules do Estado português, de modo a sensibiliza-los “para o apoio, proteção e representação consular”
Sobre este seminário, o Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas realçou “vamos tentar que os Consulados honorários tenham também responsabilidades ao nível da internacionalização da economia portuguesa e tentar que eles se envolvam ativamente na internacionalização do ensino superior e da investigação cientifica, e ainda na internacionalização da cultura portuguesa”.
Nos últimos anos o Governo tem apostado na modernização e no aumento de competências dos consulados e dos consulados honorários, nomeadamente em matéria de recenseamento e em coordenação com a introdução do recenseamento automático dos emigrantes.
A rede consular portuguesa tinha, no final de fevereiro, um total de 233 cônsules honorários distribuídos por 108 países, estando 32 em África, 84 na América, 41 na Ásia, 69 na Europa e sete na Oceânia. Deste universo, está já confirmada a presença em Lisboa de 112 cônsules honorários, provenientes de 56 países dos cinco continentes. Um leque de participantes no seminário que inclui empresários, académicos e membros de câmaras de comércio.