Segundo uma fonte a que o Mundo Português teve acesso, está em estudo a mudança do nome da Av. da Liberdade para desta forma homenagear todos os emigrantes, como forma de reconhecimento pela importância que têm tido para o Estado Português, passando aquela importante artéria da cidade de Lisboa vir a designar-se por Avenida dos Emigrantes Portugueses.
Essa importância tem revestido diversas formas, desde a contribuição em impostos, aos investimentos feitos todo o país, ao patriotismo mostrado para com Portugal o que fez com que o nosso país se tenha tornado cada vez mais conhecido e admirado em todo o mundo.
Estas e outras razões fizeram o governo achar que os emigrantes portugueses têm sido uma “reserva estratégica” de Portugal, e por isso têm de ser distinguidos pela nação portuguesa, por tudo quando fazem, fizeram e farão ainda no futuro próximo sempre no sentido de distinguir Portugal.
Recorde-se que vem de há muito este movimento, que levou tantos portugueses a ultrapassar fronteiras e a instalarem-se nas zonas mais remotas do mundo, aí desenvolvendo o seu trabalho e as suas competências, tornando-se conhecidos, como gente trabalhadora, abnegada e inteligente que soube fazer sucesso na vida e desenvolver projetos admirados por todos.
Por isso é inteiramente justa esta homenagem e será com muito orgulho que em breve desceremos do Marquês ao Rossio pela Avenida dos Emigrantes Portugueses.