A responsável pelo Circulo China, Macau e Hong Kong foi reeleita presidente do Conselho Regional dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas da Ásia e Oceânia.

RitaSantosReeleita

A reeleição da comendadora e também membro da Comissão Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, que decorreu em Sidney (Austrália), foi decidida por unanimidade.

Na votação, a que assistiu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que se encontrava em visita à Austrália e Nova Zelândia, foi eleita também a vice-presidente, Sílvia Renda (círculo de Sydney), o secretário, Armando Jesus (China, Macau e Hong Kong) e os membros José Pereira Coutinho (China, Macau e Hong Kong) e Melissa Silva (Melbourne).

Segundo Rita Santos, a presidência abrange a jurisdição sobre a China, Macau, Hong Kong, Austrália, Timor-Leste, Tailândia, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Japão e Índia.

Rita Santos destacou a presença na reunião de José Luís Carneiro, a quem agradeceu o empenho na concretização do alargamento do prazo do Cartão de Cidadão de cinco para dez anos e a possibilidade de os netos dos portugueses adquirirem a nacionalidade portuguesa.

Por outro lado, realçou a importância dos frequentes contactos e reuniões com o Governo da Região Administrativa de Macau, liderado por Chui Sai On, com trocas de opiniões sobre o papel de plataforma de Macau no estreitamento das relações económicas, comerciais e culturais entre a China e Portugal.

Rita Santos propôs também a José Luís Carneiro a ideia de estudar a hipótese de os funcionários do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong poderem optar pelo pagamento dos impostos profissionais (IRS).

Por seu lado, o secretário de Estado português, segundo um comunicado da reunião do Conselho Regional das Comunidades, indicou que Portugal conta com o apoio dos Conselheiros na promoção da língua e cultura portuguesa, elogiando o esforço dos Conselheiros de Macau e da Austrália na concretização deste trabalho junto das Comunidades Portuguesas residentes na China e Austrália.

Segundo o governante, para os países cujo índice de qualidade de vida é superior ao de Portugal, está a ser estudada a possibilidade de aumentar o salário dos funcionários do Consulado até ao máximo de 5%.

José Luís Carneiro convidou o Conselho Regional a participar no Encontro de Empresários Portugueses residentes fora da Europa, que decorrerá em Portugal em dezembro próximo e prometeu analisar os assuntos discutidos na reunião, salientando a importância de Macau e da Austrália na aproximação das comunidades portugueses.

A pedido dos Conselheiros do Circulo China, Macau e Hong Kong, o governante português prometeu também que, nas comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portugueses, a 10 de Junho, estará presente um representante do Governo de Portugal.

In «Revista Port»