Nos últimos anos, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal passou a ter autonomia acrescida e emitiu mais de seis mil passaportes.

PlataformaDigitalEmbaixadaCaboVerde
O Governo de Cabo Verde apresentou os primeiros resultados da transformação digital da sua embaixada em Portugal, com o propósito de aproximar os serviços públicos dos cidadãos cabo-verdianos, tendo neste momento estipulado uma média de sete dias para a emissão do passaporte.

O porta-voz do Conselho de Ministros revelou estas informações em conferência de imprensa e anunciou, igualmente, que nos últimos anos só a Embaixada em Portugal já emitiu mais de seis mil passaportes, por isso passa a ter total autonomia para proceder à recolha, tratamento, verificação, emissão e entrega do documento ao beneficiário.

O projeto da plataforma digital da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, explica, é uma medida a ser alargada a outras missões, no quadro da filosofia de que sendo Cabo Verde uma nação global, os emigrantes residentes no estrangeiro precisam de relacionar-se com o país em pé de igualdade com o cidadão residente.

Esta medida faz com que os passaportes, todos os documentos de segurança, certificados, Cartão de Identificação Nacional sejam emitidos e entregues diretamente pela representação diplomática cabo-verdiana em Portugal, com vista a melhorar, de forma considerável, a prestação de serviços consulares, aproximar os emigrantes do arquipélago, mediante tratamento igual entre os cabo-verdianos.

In «Revista Port»