Um dos motivos que contribui para esse aumento é o facto dos países possuirem uma série de convénios para que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja considerada para ingresso em instituições de ensino superior portuguesas.
Portugal tornou-se um dos países mais procurados por brasileiros que desejam estudar fora do Brasil. De acordo com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o número de brasileiros que solicitaram visto para estudar no país aumentou 35% em comparação a 2016.
A comparação como ano anterior (2016) mostrou que os brasileiros representam, atualmente, 30% dos estudantes nas universidades portuguesas.
Um dos motivos que contribui para esse aumento é que Portugal e o Brasil, desde 2014, possuem vários acordos para que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja considerada para ingresso em instituições de ensino superior portuguesas. Já são 28 universidades e institutos que aceitam a nota do Enem.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal conta com o aumento de vistos de estudantes.
“Assistiu-se a um aumento considerável de alunos de nacionalidade brasileira, o que poderá ser explicado, por um lado, pela concessão de bolsas e de apoio financeiro por parte do governo brasileiro após 2007 e, por outro, pelo aumento significativo de imigrantes brasileiros no país, que passaram de 23.541 em 2001 para 105.622 em 2012. O fato poderá ter contribuído igualmente para aumentar o contingente desses cidadãos no ensino superior português", afirma o INE em comunicado.
Portugal em destaque no Salão do Estudante
A procura dos turistas brasileiros por Portugal também aumentou bastante. O número de brasileiros que visitou Portugal em 2017 bateu record: foram 869 mil pessoas, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). Este número representa um aumento de 39% com relação ao ano anterior.
Em 2017 Portugal foi nomeado o melhor destino turístico do mundo nos World Travel Awards (WTA), os prémios mais prestigiosos da indústria do turismo.
Este ano, o Salão do Estudante, no Brasil, tem Portugal como país de honra. Trata-se de uma oportunidade para os jovens e universitários, interessados em estudar em Portugal, esclarecerem dúvidas, naquela que é considerada a maior feira de intercâmbio da América Latina.
Mais de 30 instituições portuguesas, juntamente com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, participam no evento que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, seguindo agora para as cidades de Belo Horizonte (hoje), Salvador (13), Porto Alegre (15), Curitiba (17) e Florianópolis (19).