Portugueses destacados no mundo reúnem-se na quarta-feira em Cascais para debater a liderança no feminino e os desafios da cibersegurança, no quinto encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, em que participam o Presidente e membros do Governo.

 

portuguesesCascais

O encontro de portugueses – residentes dentro e fora de Portugal - “juntará reconhecidos e influentes líderes oriundos do setor empresarial, academia, cultura, decisores públicos e organizações não-governamentais”, anunciou o Conselho da Diáspora.

Este ano, os participantes debatem “grandes desafios que se colocam num horizonte de médio prazo ao desenvolvimento de Portugal como nação global, no contexto da sua posição geopolítica e económica”, esperando-se do encontro “contributos e soluções com resultados práticos no interesse do país”.

Como habitualmente, o encontro contará, na abertura, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que tem o cargo de vice-presidente honorário do Conselho, e, no encerramento, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente honorário deste organismo.

Um dos painéis vai abordar o tema “Liderança e Diversidade: Quotas são a Solução?”, para discutir o desafio da liderança no feminino, com a presença da secretária de Estado da Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, dos conselheiros António Simões (HSBC, Inglaterra) e Rahool Panandiker (BCG, Índia), e de Maria João Ribeirinho (McKinsey, Lisboa).

O segundo painel dedicar-se-á ao tema da “Cibersegurança: Onde Estamos?”, que pretende debater o novo pacote legislativo europeu e os desafios que se colocam às empresas, contando com a participação dos conselheiros António Moreira (Universidade de Maryland, EUA) e Pedro Abreu (ForeScout Technologies, EUA), e ainda de Manuel Lopes da Rocha (PLMJ).

Na véspera, o Conselho da Diáspora promove as “Conversas Improváveis”, na Universidade Católica de Lisboa, um espaço de debate entre duas figuras de destaque da diáspora portuguesa e a participação de associações de jovens da diáspora portuguesa.

As sessões, de entrada livre, terão como temas: “Somos os novos nómadas?”; “Digital e criatividade podem coexistir?”; “Nascer em Portugal, abraçar o mundo”; “Ciência: promessa de um mundo melhor” e “As novas profissões: mitos e realidades”.

Como habitualmente, os conselheiros também serão recebidos, na terça-feira à tarde, pelo primeiro-ministro, António Costa, em São Bento.

Criado em 26 de dezembro de 2012, então com 24 membros, o Conselho da Diáspora Portuguesa integra hoje 95 conselheiros, residentes em 27 países, num total de 47 cidades. Mais de um terço dos membros está nos Estados Unidos e no Canadá.

in Jornal da Madeira