A notícia ainda não é oficial, mas com o novo Presidente da República, temos de nos habituar a ter notícias por canais informais. Na segunda-feira desta semana, a notícia que uma parte das comemorações do 10 de Junho teriam lugar em Paris já tinha dado três voltas ao planeta! Marcelo Rebelo de Sousa tinha prometido dar mais destaque às Comunidades portuguesas e parece estar empenhado em cumprir esta promessa.

10junhoemfranca

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, depois de um “quase” desfile militar em Lisboa, na Praça do Comércio, o Presidente vai embarcar rumo a Paris acompanhado pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e pelo Primeiro Ministro, António Costa.
As três principais figuras institucionais do país vão estar em Paris para comemorar aquele que também é o Dia das Comunidades, com os Portugueses residentes em França. Não é propriamente habitual que os três estejam ausentes do país ao mesmo tempo, mas a notícia parece confirmar-se. Dizem até que haverá mais Ministros implicados na viagem. Aliás, dizem também que o próprio Presidente francês, François Hollande, vai juntar-se ao Presidente português para comemorarem juntos o 10 de Junho. “Vai ser festa rija” lê- se nos comentários que circulam pelas redes sociais. São, em geral, comentários de “contentamento”.
Não se conhece ainda em detalhe o que serão estas comemorações. Em Lisboa, logo de manhã, parece que Marcelo Rebelo de Sousa não ter um desfile militar tradicional, e pretende mudar a fórmula. Em Paris já há quem avance que vai ser uma festa ao ar livre. Onde? Ainda não se sabe, mas parece garantida a presença do Presidente no dia 11 de junho, na inauguração do Monumento ao exMaire de Champigny, Louis Talamoni. Quem também vai estar em França nessa mesma altura é a Seleção portuguesa de futebol, que vai disputar o Euro’16. Fica aliás alojada na região parisiense e vai fazer o primeiro jogo no dia 14, frente à Islândia. Parece que Marcelo Rebelo de Sousa quer encontrar-se também com a Seleção nacional.
As comemorações do 10 de Junho têm uma outra componente, que provavelmente será feira na véspera: o Presidente da República oferece um almoço ou um jantar ao corpo diplomático acreditado em Portugal. O simples anúncio da deslocação do Presidente a Paris para comemorar o 10 de Junho fez com que a imprensa portuguesa se interessasse pelo assunto. Tudo indica que daqui até lá a imprensa portuguesa fale mais de Comunidades, de emigração, de participação cívica, de serviços consulares, de ensino da língua portuguesa, e não se limite apenas à contagem das remessas.

in LusoJornal