Os profissionais que ontem percorreram as sete estações do stand da Madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa enalteceram o novo figurino da montra turística que visa recuperar o mercado nacional. Um stand inspirado naquilo que a Região tem de singular, uma natureza ímpar que as 3 mil plantas e flores expostas bem retratam.
Não admira que os testemunhos dos governantes acentuem tamanho impacto. Miguel Albuquerque está convicto que o espaço contribui para a reconquista do turista nacional. Eduardo Jesus admite que a aposta naquilo que é genuíno está em consonância com a dimensão atlântica do destino.
No melhor ano turístico de sempre, a Madeira cresceu em todos os indicadores, mais nos items de valor do que nos alusivos à quantidade. Por isso, a tutela entende que a Região está hoje mais valorizada, gera mais atractividade e surge com maior notoriedade, factor que quer ver reforçado no mercado interno.
Neste quadro, a Região surge na Bolsa de Turismo de Lisboa com uma imagem arejada, autêntica e interactiva, assente na natureza e na diversidade de experiências. Afirma-se como um destino para todo o ano, um espaço tropical perto de casa dos continentais e com dinâmicas susceptíveis de captar a atenção de famílias, de grupos e de turistas individuais
O binómino mar e montanha ganhou um novo aliado este ano. A cultura surge na "comunicação irreverente do destino", assegura o secretário da Economia, Turismo e Cultura.
Promoção no mercado nacional
começa a surtir efeitos
A Madeira foi falar ao quarto mercado emissor mais importante em dormidas e o terceiro em hóspedes com os olhos postos no futuro. Porque espera consolidar um crescimento já visível nos quatro últimos meses de 2015.
A meados do ano passado, o mercado interno dava sinais de perda constante. “Era o único mercado onde a Madeira não crescia e tinha tendência a diminuir”. As campaínhas tocaram. O alerta obrigou a intervenção imediata. Invertemos esta tendência já em Setembro e em Dezembro acabamos o ano com crescimentos no mês superiores a 22% quer nos hóspedes, quer em dormidas”, refere Eduardo Jesus.
A operação Chiado, com a descida dos carros de cesto; o protocolo com a APAVT, que em 2016 tem a Região como destino preferido; a campanha de notoriedade ‘Descubra a Madeira’, testemunhada por 3 figuras públicas nacionais; e a presença constante no mercado de Campo de Ourique durante este mês contribuíram para a retoma e assguram a desejada “continuidade”.
Ontem à noite, o mercado cujo conceito vai chegar à Madeira em breve, acolheu mais de 300 convidados. Desta vez, mais do que um cocktail tradicional e sem consequências, a Região caprichou naquilo que determina a afirmação dos destinos no mercado concorrencial: saber receber.
9 grupos participam na Festa da Flor
'Império da ilha' entra mas na condição de convidado
Os eventos são componente em destaque na programação da Madeira como destino dinâmico na BTL de 2016. E o próximo é a Festa da Flor, que tem no seu cortejo alegórico um dos momentos mais aguardados.
A este propósito, o DIÁRIO apurou que o 'Império da ilha' (ex-Bairro da Argentina) participa, no evento, mas como grupo convidado, ou seja, assumindo todos os custos da sua participação. "A integração deste grupo no cortejo dá-se a pedido do mesmo e depois do grupo ter feito questão de participar, pese embora ter sido excluído por questões que se prendem com o limite orçamental referente aos apoios a este tipo de projectos", refere a Direcção Regional de Turismo.
Na prática, da análise levada a cabo pela DRT, foram aprovados 9 projectos e excluídos 4. Todavia, quando os responsáveis pelo 'Império da Ilha' foram contactados para justificar a exclusão, informaram que o projecto que tinham apresentado ao Turismo "era apenas uma parte, já que tinham reservado o resto para a surpresa do público, facto que era desconhecido por quem avaliou as candidaturas". Quando tal foi conhecido, o processo já não podia ser alterado.
Pela importância que este evento tem para o grupo e pelo que este desfile representa para cada um dos elementos que o integram, foi pedida autorização à SRETC para desfilar sem o apoio da mesma. Será um investimento próprio, um risco que o grupo está disposto a correr em nome da Festa da Flor. Depois de uma reflexão profunda, a SRETC decidiu autorizar o pedido, tornando possível que este grupo, com 150 pessoas, participe, uma vez mais, nesta festa.
Açores pela diversidade
O arquipélago dos Açores exibiu-se na BTL como destino da diversidade, "das mil e uma actividades de qualidade, da observação de cetáceos, do mergulho, do surf internacional, dos 450 km de trilhos, dos vulcões, caldeiras e lagos".
A paisagem feita de pormenores, de 1.500 espécies de flora e de121 geossítios "tem algo para todos os gostos, com a modernidade a ter um peso maior, tal como a acessibilidade
Autenticidade num destino "certificado pela natureza, sustentável na dose certa, jovem, feliz e saudável" é conjugável com eventos de grande impacto mediático. Caso do 'Red bull cliff dyving' e que gerou 107 milhões de contactos em 2015, do
'Azores Trail Run' entre outros. A garantia é dada pelo secretário do Turismo dos Açores. Vitor Fraga - que marcou presença na festa da Madeira depois de ter sido visitado no seu stand por Miguel Albuquerque e Eduardo Jesus, algo que sinalizou como inédito - frisa que os Açores passou de um destino contemplativo para a natureza activa. A prova é que mobilidade, feita da protecção dos residentes e de redução dos custos com a entrada de novas companhias aéreas, fez com que
2015 fosse o melhor ano de sempre, com registo de meio milhão de dormidas no mercado interno.
Porto bate Funchal
O Funchal e a Quinta da Casa Branca não constam da lista dos vencedores de mais uma edição dos Publituris Portugal Trade Awards 2016.
A entrega de prémios decorreu no primeiro dia da 28.a edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, com o Porto a destacar-se como melhor autarquia, categoria que era disputada pela capital madeirense. O 'Melhor Hotel Independente' disputado pela unidade do Funchal foi ganha pelo 'Portugal Boutique City Hotel'
A melhor empresa/representante de cruzeiros foi a MSC Cruzeiros Portugal, companhia que opera no Porto do Funchal.
Costa resolve coesão
O primeiro-ministro passou pelo stand da Madeira. Acompanhado pelo deputado e presidente do PS-M, Carlos Pereira, teve oportunidade de abraçar o presidente do governo regional e segredar-lhe que os assuntos pendentes ficam resolvidos antes da visita à Madeira.
António Costa estará na Região a 22 de Março. Nessa altura garante que, entre outros dossiers, o relativo ao fundo de coesão estará resolvido.
Para além de Costa, passou pela representação madeirense o Ministro da Economia. Manuel Caldeira Cabral confidenciou que já percorreu as nossas levadas. Não admira. Tem ascendência madeirense.