Cláudia Monteiro de Aguiar participa hoje num encontro, em Estrasburgo, com a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cretu.
Neste encontro estarão presentes eurodeputados representantes das 8 regiões ultraperiféricas europeias (RUP) que vão debater a próxima estratégia para as RUP, que será apresentada pela Comissão Europeia até ao final do ano. A Conferência de Presidentes também será apresentada e terá lugar na Guiana Francesa, nos próximos dias 26 e 27 de outubro.
No encontro estarão em cima da mesa os dois relatórios: o primeiro, no qual Cláudia Monteiro de Aguiar foi relatora-sombra do PPE, reflete a proposta sobre a renovação das frotas pesqueiras, e o segundo referente à promoção da coesão e desenvolvimento das RUP, que inclui a proposta de criação de um POSEI Pescas.
No contexto do encontro Cláudia Monteiro de Aguiar vai ainda propor à Comissária a análise de novas medidas que promovam a criação de emprego e a coesão económica, social e territorial nas RUP.
No e-mail enviado pela assessoria da deputada madeirense pode ler-se que de entre as medidas a propor, destaca-se um enquadramento específico para a "assistência financeira, no quadro do Mecanismo Interligar Europa".
Para a eurodeputado social democrata é importante que este programa, que prevê financiamentos de 40% para os caminhos de ferros mas apenas 20% para os portos, incorpore as necessidades específicas das RUP, sobretudo as ilhas.
Cláudia Monteiro de Aguiar vai também propor que o programa POSEI possa ser estendido aos "domínios da Energia e das Tecnologias da Informação e Comunicação".
Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha a importância da Economia Azul para as RUP, sendo que neste sentido irá procurar, junto da Comissária, obter mais garantias de investimentos futuros neste domínio, orientados para estas regiões e que incorporem as suas especificidades.
Do encontro a eurodeputada espera que a Comissão Europeia sinta que a necessidade de legislar em favor dos cidadãos é ainda "mais premente para as estas regiões, distantes do continente europeu", com "constrangimentos estruturais permanentes e fortemente afectadas pelo desemprego".