A comunidade portuguesa na Austrália perdeu um dos seus membros mais influentes, José Augusto Madeira, que faleceu na madrugada do passado dia 8, vítima de doença prolongada.

 

SRAPElamentaMorte


Cônsul Honorário de Portugal em Perth, na Austrália, durante largos anos, José Augusto Madeira emigrou da cidade de Peniche para a Austrália em 1965, tendo ocupado o cargo de cônsul honorário de maio de 1993 até novembro de 2013.
Foram “20 anos em que se dedicou de alma e coração à comunidade portuguesa”, incluindo a madeirense, pode ler-se num emotivo texto publicado online pela Academia do Bacalhau de Perth, que fundou, em 2011.
A notícia da sua morte foi comentada pelo secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus cessante, Sérgio Marques, que lamentou “profundamente a perda desta iminente figura da nossa comunidade residente na West Austrália”.
Descrito como “um homem simples, mas muito dinâmico e sempre pronto a trabalhar em prol da comunidade portuguesa”, esta instituição lembrou um pouco do seu percurso, marcante para os emigrantes portugueses desta cidade australiana.
Além de ter sido fundador do Clube Português (WA Portuguese Club) em Hamilton Hill, em 1969, iniciou, em conjunto com o autarca de Fremantle - onde vive grande parte da comunidade portuguesa de Perth - o processo de geminação das cidades de Fremantle e Funchal, em 1996.

In «Jornal da Madeira»