O estudo do banco HSBC coloca Portugal entre a elite mundial no que toca à capacidade de receber e integrar estrangeiros.
De acordo com uma análise do banco HSBC, que avaliou os testemunhos de mais de 30 mil emigrantes de 159 países, Portugal – que tinha ficado de fora deste estudo no ano passado – entrou diretamente para 16.º lugar.
Portugal há muito que convenceu vários estrangeiros a mudarem-se de armas e bagagens e na lista dos que mais se sentem convencidos a viver no nosso país estão os franceses. Cada vez mais empreendedores gauleses olham para Portugal como a melhor opção para se fixarem, criarem e fazerem crescer os seus investimentos e negócios. Assim como há quem se mude para poder usufruir descansadamente da reforma.
Em 2014, por exemplo, sete mil franceses instalaram-se em Portugal, o que de acordo com a Câmara de Comércio e da Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) representou “três vezes o número de franceses que deixaram a França por Portugal no ano de 2013”.
A lista é liderada por Singapura. Em segundo lugar está a Noruega, seguida da Nova Zelândia.
Para chegar a estas conclusões foram tidas em conta variáveis como a combinação económica, a experiência de vida e ainda a possibilidade de constituir família.
Conheça os 20 melhores países para emigrantes:
1 — Singapura
2 — Noruega
3 — Nova Zelândia
4 — Alemanha
5 — Holanda
6 — Canadá
7 — Austrália
8 — Suécia
9 — Áustria
10 — Emirados Árabes Unidos
11 — Suíça
12 — República Checa
13 — Bahrain
14 — Índia
15 — Omã
16 — Portugal
17 — Espanha
18 — Taiwan
19 — Bélgica
20 — Hong Kong