Cristiano Ronaldo é o único português no lote de 30 finalistas ao prémio da Bola de Ouro, atribuído pela 'France Football'.

 

Ronaldo

 

O internacional português, de 32 anos, vai assim defender o galardão conquistado o ano passado, procurando conquistá-lo pela quinta vez na carreira - o que, a acontecer, permitir-lhe-á igualar o recordista Messi.
O craque do Real Madrid terá a concorrência de Lionel Messi, como já é habitual, assim como de Neymar, Luis Suárez ou Buffon, apenas para citar alguns nomes (ver lista completa em baixo).
Depois da vitória do brasileiro Kaká, em 2007, o português e o argentino dividiram entre si os prémios de melhor do ano, cenário que se vai verificar, certamente, pela 10.ª vez consecutiva, com CR7 claramente favorito.
Ronaldo, recorde-se, sagrou-se campeão europeu e espanhol pelo Real Madrid em 2016/17, apontando 42 golos em 46 encontros pelos merengues na temporada passada. Já esta época, conquistou a Supertaça Europeia e a Supertaça de Espanha. Pela Seleção Nacional, leva um total de 11 tiros certeiros só em 2017.
Real Madrid lidera com 7 nomeados
Os 30 nomeados jogam todos na Europa, mais precisamente nos cinco principais campeonatos: 11 em Espanha, incluindo sete do Real Madrid, o clube com mais nomeados, sete em Inglaterra, cinco em Itália, quatro em França - incluindo Neymar, que trocou o Barcelona pelo Paris Saint-Germain, e três na Alemanha.
No que respeita a nacionalidades, 20 são europeus, com uma maioria de franceses (quatro), oito sul-americanos e dois africanos.


In «Record»