Tem 20 anos e já se estabeleceu no mercado da moda com a sua marca, homónima. Sem grande visibilidade em Portugal, foi agora convidado para participar na London Fashion Week
Anda pelas bocas do nosso país. Provavelmente já ouviu falar de Gonçalo Peixoto nos últimos tempos, mesmo que não consiga associá-lo imediatamente à área da moda. É que este jovem designer a viver no Porto tem merecido vários destaques, por ter sido convidado, com apenas 20 anos, a participar na London Fashion Week, que arranca a 15 de Setembro e é uma das plataformas da moda mais cobiçadas entre os criadores. "Uma talent scouter que trabalha para as aquisições de novos designers durante a London Fashion Week viu o meu trabalho online e convidou-me formalmente para lá apresentar a minha colecção, com outros novos designers", conta ao GPS.
A paixão pela moda, descreve-a como inata. Desde pequeno que os seus olhos fugiam para a roupa que a mãe usava ou para os fatos que o pai mandava fazer no alfaiate. Esse olhar curioso suscitou-lhe interesse pela forma como "tudo era feito" - vivia a imaginar "como seria inventar, confeccionar e produzir as peças", pelo que, aos 15 anos, naturalmente decidiu fazer desse interesse uma ocupação e o primeiro passo foi formar-se em design de moda na Escola Profissional Cenatex, em Guimarães. Agora, ainda a acabar a licenciatura na mesma área, na Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, já a sua marca homónima assinalou um ano de existência.
Mesmo assim, confessa que o mercado português nem sempre valoriza a etiqueta nacional: "Os jovens designers trazem ideias frescas, mas muitas vezes o público português não presta atenção às suas colecções, preferindo comprar marcas internacionais já conhecidas, mesmo que as nossas peças sejam tão boas ou melhores."
Este tem sido o maior obstáculo para a consolidação no mercado português, explica. E sublinha: "Desta forma, por vezes há pessoas com imenso talento que demoram a ser reconhecidas." É preciso muita fé em si próprio para não desistir, até porque a isto se juntam "todas as questões financeiras que a criação de uma marca implica". É "essencial", por exemplo, um equilíbrio entre o que se quer fazer e o orçamento, detalhe de que os mais jovens nem sempre têm noção.
A participação na ModaLisboa ou no Portugal Fashion, as plataformas de visibilidade nacional, não é uma hipótese que desconsidere, visto que "o objectivo é sempre crescer" e ganhar notoriedade, mas a sua ambição é "estar presente permanentemente nas principais semanas de moda mundial e, com isso, atingir a internacionalização da marca" e, quem sabe, vir a colaborar com designers de renome que admira, como Christopher Kane, Raf Simons, Jil Sander ou o icónico Karl Lagerfeld.
Gonçalo Peixoto não sonha em pequeno e tem uma equipa consigo, que acredita no seu projecto e sem a qual duvida que conseguisse estabelecer a sua marca no mercado de forma sólida: "É preciso ganhar parcerias, arranjar buyers, trabalhar o marketing... Sem a equipa certa, não seria possível."
À semana da moda de Londres vai levar, já no dia 16 de Setembro, a colecção de Primavera/Verão 2018, "inspirada nas linhas e cores dos edifícios desenhados pelo arquitecto catalão Ricardo Bofill". Depois de apresentada, a colecção vai estar disponível nos pontos de venda da sua marca.
Até lá, e mesmo a tempo da mudança da estação, fique a par (aqui ao lado) da colecção de Gonçalo para o Outono/Inverno que se avizinha - a campanha foi fotografada na Finlândia.