Os emigrantes madeirenses radicados em Toronto, Canadá, vão realizar a festa de Nossa Senhora do Monte mantendo assim uma tradição com muitos anos.
Esta homenagem à padroeira da cidade do Funchal e padroeira secundária da Diocese do Funchal (o padroeiro é São Tiago Menor), é organizada pela Casa da Madeira com sede em Toronto e que é proprietária de um vasto terreno nos arredores daquela cidade, denominado de Madeira Park, um espaço verde onde se realizam diversas atividades ao longo do ano, sendo a principal a festa de Nossa Senhora do Monte.
A festa que decorrerá nos dias 19 e 20 de agosto terá a celebração de missa e procissão. AS cerimónias serão presidia por Monsenhor Eduardo Resendes, natural do Faial da Terra, São Miguel, Açores, e ordenado sacerdote na Sé de Angra do Heroismo no dia 15 de junho de 1958. Em 1975 emigrou para o Canada, para Mississauga, onde está radicado desde entâo, sendo um dos grandes dinamizadores de várias iniciativas da comunidade portuguesa naquela localidade
O arraial contará com o conjunto «Os Lordes» ido da Madeira de propósito para atuar naquele evento, assim como do cantor madeirenses Décio Gonçalves, emigrante no Canadá há mais de 40 anos e de Jésica Vidal, uma jovem cantora e estudante universitária. É natural de Guimarães e reside em Kitchener, Ontário no Canadá. Terá também animação com o Rancho Folclórico da Casa da Madeira de Toronto e da Banda Filarmónica «Lira Portuguesa» da cidade de Brampton.
Barracas com diversas especialidades madeirenses como a espetada e o bolo do caco e outros atrativos, integram a maior festa madeirense que se realiza no Canadá e que se efetua sempre no domingo a seguir ao dia 15 de agosto.
Haverá o sorteio de uma viagem à Madeira oferecida pela companhia açoriana SATA.
Nos dias 26 e 27 de agosto no Madeira Park realizar-se-á o piquenique anual luso canadiano.