“Os Tormentos do Linho” estará patente no Centro Cívico de Santa Maria Maior. A sessão de abertura da exposição “Os Tormentos do Linho” decorre hoje, 22 de Maio de 2017, pelas 15h00, na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, mais precisamente no Centro Cívico.
O trabalho é de Jaime Andrade, docente com o Curso de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (disciplinas de Expressão Plástica, Educação Visual e Tecnológica e das Artes Visuais), pela Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Setúbal, a lecionar na EB123/PE do Curral das Freiras no presente ano lectivo.
Promover o conhecimento de processos de trabalho artesanais relacionados com as tecnologias de transformação da planta do linho é um dos objectivos da exposição, que encerra outros propósitos.
Contribuir para a compreensão das várias fases de transformação da fibra do linho e contribuir para a preservaça o e divulgação do património cultural da sua região, trabalhar a Educação Patrimonial e o Património Cultural na Escola, fortalecer a relação das pessoas com as suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, conhecendo a sua responsabilidade pela valorização e preservação do Património, realização de ações de sensibilização/workshops acerca da “Tecnologia Tradicional do Linho”, destinada a toda a população e dinamização de visitas de estudo ao local da exposição, são os outros objectivos.