Imprimir

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se na passada sexta-feira, 16 de setembro, à Reserva Natural das Ilhas Selvagens, no âmbito da expedição inserida no programa da Conferência 'Ilhas Selvagens – Área Marinha Protegida: Um Catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional'.

MA SELVAGENS 02

 


Na Selvagem Grande, a maior das Selvagens, o Chefe do Governo falou sobre os objetivos associados à maior área marinha de proteção total da Europa, sublinhando que este é um “projeto de interesse para a Humanidade”.
“Temos, agora, a possibilidade de construir parcerias científicas com institutos e universidades internacionais, no sentido de garantir que a Reserva está ao serviço daquilo que é importante: da monitorização, do estudo da regeneração marítima, das áreas protegidas, do aquecimento global, da acidez dos oceanos, da capacidade desta área, que é muito grande, servir como catalisador para a reprodução das espécies marinhas”, destacou Albuquerque.
Numa altura em que o projeto está numa fase embrionária, Albuquerque constatou a importância da presença do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para os Oceanos, Peter Thomson, na deslocação oficial ás Selvagens. “Trata-se de um projeto de interesse global, de interesse para a Humanidade – não de interesse setorial ou segmentado”, prosseguiu.
À imagem da conferência, realizada no dia anterior, a expedição decorre da criação da Maior Área Marinha de Proteção Total da Europa, na sequência da iniciativa do Governo Regional da Madeira para a aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que ampliou significativamente a proteção das águas em torno daquelas ilhas.
O chefe do executivo visitou o subarquipélago, que é hoje, como referido, a maior área marinha de proteção total da Europa, acompanhado por Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, bem como da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo, da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, do Secretário do Mar e Pescas, entre outras personalidades.