Imprimir

Resolução nº. 501/2016

Considerando a necessidade de promover um envolvimento mais ativo das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo na definição da política adotada pelo Governo Regional para as migrações;

Considerando que o Decreto Legislativo Regional nº. 5/2016/M, de 3 de fevereiro instituiu a organização regional para as comunidades madeirenses, criando o Fórum Madeira Global e o Conselho da Diáspora Madeirense;

Considerando que nos termos do artigo 8º. do diploma acima mencionado compete ao Governo Regional designar os 21 conselheiros efetivos que compõem o Conselho da Diáspora Madeirense.

O Conselho do Governo reunido em plenário em 4 de agosto de 2016, resolveu:

1- Designar para o Conselho da Diáspora Madeirense os seguintes conselheiros efetivos:

 

África do Sul

José Ilídio do Nascimento

Filho de pais madeirenses, nasceu em Joanesburgo. Exerce advocacia há 35 anos e é líder do HIP Alliance. Reside em Joanesburgo.

José Luis Silva

Natural de São Gonçalo, reside em Joanesburgo há 44 anos. Foi jornalista e correspondente do Diário de Notícias. Atualmente é correspondente do JM. É empresário na África do Sul na área do Turismo.

Louis Andrade

Nasceu na Cidade do Cabo. É filho de madeirenses, naturais de São Vicente. É empresário nos sectores da pesca e imobiliária e reside em Cape Town.

Austrália

Belinda Cipriano

É natural da Madalena do Mar, Ponta do Sol. Reside em Perth, Austrália, onde é jornalista, escritora, apresentadora de televisão.

José Manuel Gois

É natural de Machico, e chegou a Sydney, há 46 anos, cidade onde reside. É empresário há mais de 20 anos no ramo da construção civil.

Brasil

Maria Vieira Sardinha Gonçalves

Natural de São Paulo, filha de madeirenses de Machico. Pesquisadora e colaboradora do Centro de Estudos de História do Atlântico – CEHA. Fundadora e Coordenadora Geral do Folclore e Etnografia Região Autónoma da Madeira - Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira.

Anna Galvão Oliveira

Natural do Rio de Janeiro, é filha de madeirenses. Licenciada em Design de Moda é empresária na área de design, moda e vestuário. Reside no Rio de Janeiro.

Canadá

José Assunção Teixeira Rodrigues

Nasceu em Santa Cruz. Estabeleceu-se no Canadá, em 1983. É funcionário da Fiat Chrysler desde 1987. Reside em Ontário.

Caraíbas

Jo-Anne S. Ferreira

Natural de Trinidad e Tobago é neta de madeirenses. É Doutorada em Linguística, Línguas Minoritárias em Contato, com ênfase na Língua Portuguesa em Trinidad e Tobago. É professora de linguística na Universidade de West Indies, Reside em Trinidad.

CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa

José António Figueira Chaves

Nasceu na freguesia do Monte, no Funchal. É advogado e empresário nos ramos da construção civil e da promoção imobiliária. Reside na República de Angola.

EUA - Estados Unidos da América

José Leonel Teixeira

Natural do Funchal. Foi Vice-Cônsul titular do Vice-Consulado de Portugal em Providence. Reside em de Rhode Island.

Europa

José António Gonçalves

É natural do Funchal e reside na Bélgica. É consultor, analista e assessor para várias entidades belgas e internacionais ligadas ao turismo.

Maurício Cysne

Nasceu em Fortaleza, e é filho de mãe madeirense. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Internacional, Relações Internacionais e Saúde Pública é funcionário das Nações Unidas e reside na Suíça.

Portugal

Casa da Madeira de Coimbra – Marlene Figueira de Sá

Foi eleita Presidente da Casa da Madeira de Coimbra a 1 de Dezembro de 2018.

Casa da Madeira do Porto – Ricardo Jesus

Nascido em 1967, é natural do Monte.  Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Arquiteto como profissional liberal, foi várias vezes dirigente e é, atualmente, Presidente da Direção da Casa da Madeira do Norte, uma instituição de utilidade pública que se propõe promover e divulgar a arte e a cultura madeirenses, bem como proporcionar na sua sede um local de acolhimento e convívio a todos os madeirenses que permaneçam de forma temporária ou permanente no Norte.

Reino Unido

João Carlos Nunes

Nasceu no Funchal. Chegou a Jersey há 47 anos e é empresário no ramo hoteleiro há 38 anos naquela ilha do Canal.

José Abelino Quintal da Silva

Nasceu em Gaula. É empresário no ramo da restauração e reside em Londres.

João Paulo Mendonça Gouveia

É natural de Santana e reside em Londres há 31 anos, onde é empresário na área da restauração e catering há mais de duas décadas.

Venezuela

José Aleixo Vieira Mendonça

Natural do Funchal. É empresário e jornalista e reside em Caracas. Em 1999 com outros portugueses criou o jornal ‘CORREIO de Caracas’, depois rebatizado de ‘CORREIO de Venezuela’ que é hoje um marco na comunicação entre os Portugueses e descendentes que vivem no País.

Nelson Nunes Sousa

Nasceu no Funchal, é empresário e um dos grandes promotores da construção do Santuário de Fátima, na Venezuela. Reside em Los Teques.

Gil Caldeira

Nasceu na Boaventura, São Vicente, foi presidente do Centro Português de Caracas entre 2014 e 2016. É advogado e reside em Caracas.

João Andrade

Natural de São Vicente, reside em Caracas. É empresário no setor da panificação