‘Língua, Literatura e Cultura Madeirense’ é o tema do novo Curso Intensivo de Verão para Luso-descendentes, que irá decorrer no próximo mês de julho, e que surge com algumas novidades. Uma iniciativa da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), em parceria com a Universidade da Madeira (UMa).

CURSO VERÃO

 


“Se em 2022 o curso foi lecionado apenas em formato online, nesta edição de 2023, terá um formato híbrido: online e presencial. Terá 50 horas teórico-práticas e 50 horas de trabalho autónomo, e será lecionado em horário pós-laboral”, adiantou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.
Rui Abreu explicou que nos últimos dois anos, devido à pandemia, o curso foi adaptado para o formato online, permitindo chegar não só aos luso-descendentes residentes na Madeira, mas também aos que estavam no estrangeiro.
“Agora, com o fim das restrições, podemos retomar as aulas presenciais, que são mais direcionadas para os lusodescendentes que chegam à Região e procuram iniciar o processo de integração através da aprendizagem do português”, disse.
“Paralelamente, manteremos o formato online, que funcionou muito bem em 2021 e 2022. Apesar de ter surgido por causa de um constrangimento, este modelo mostrou-se bastante eficaz, porque temos muitos descendentes de madeirenses residentes no estrangeiro que querem aprender a língua portuguesa. Por isso iremos manter a vertente online nesta e em edições futuras”.
O curso, terá 50 horas teórico-práticas e 50 horas de trabalho autónomo, e será lecionado em horário pós-laboral, estando previstas 25 vagas para a vertente presencial e 5 vagas para a componente online.
As inscrições estão abertas e os interessados já poderão efetuar a inscrição através do e-mail: ou do número de telefone (+351) 291 203 805.
“É claro que, mediante o número de inscrições, poderá haver a necessidade de ajustar as quotas atribuídas aos diferentes formatos [online e presencial]”, salvaguardou o governante.
O curso tem como principais objetivos dar a conhecer as estruturas básicas do funcionamento gramatical da Língua Portuguesa, compreender alguns aspetos do léxico, da fonética e da morfossintaxe da Língua Portuguesas.