A Região está em festa este fim de semana, com a Austrália a celebrar o Dia da Madeira a 28 e 29 de janeiro, no Madeira Club em Sydney – InnerWest.

dia da madeira

 


São esperadas centenas de pessoas, incluindo autoridades locais, elementos do corpo diplomático português e convidados especiais, num evento onde não faltarão as típicas comidas madeirenses, como a espetada, o bolo do caco, ou o atum, nem a atuação de músicos e artistas madeirenses durante os dois dias.
O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, está satisfeito com esta comemoração, a primeira do ano que celebra o Dia da Madeira na longínqua Austrália.
“Esta celebração acontece a milhares e milhares de quilómetros da nossa Região, o que prova, mais uma vez, que não há distância, não há oceanos que nos separem”, sublinhou Rui Abreu que disse: “continuamos unidos”, porque “onde houver um madeirense, a Madeira nele viverá”.
Rui Abreu enviou uma mensagem que será transmitida na sessão de abertura das Comemorações do Dia da Madeira em Sydney, na qual destaca a importância da ‘Madeirensidade’.
“Os nossos emigrantes quando saíram da Madeira e se estabeleceram nos países de acolhimento, levando consigo os nossos valores, as nossas tradições, a nossa gastronomia, a nossa identidade, levaram consigo a ‘Madeirensidade’”.
Esta afirmação cultural madeirense em terras distantes, segundo o governante, deve-se, também, ao associativismo, que deverá ser cuidado pelos mais jovens.
“A constituição de associações madeirenses foi fundamental para manter os nossos costumes e tradições, e para mostrá-los aos descendentes dos madeirenses já nascidos nos países de acolhimento”, disse Rui Abreu, que deixa um alerta.
“O associativismo só vingará na Austrália, ou em qualquer outro país, se as gerações mais jovens derem continuidade às instituições madeirenses e participarem e promoverem os eventos, aprendendo com os seus pais e avós”.
Rui Abreu elogiou a Comunidade residente em Sydney, referindo que “os madeirenses e porto-santenses que residem naquele país do hemisfério sul dignificaram a Madeira e o Porto Santo, sem nunca esquecerem as suas raízes.”
Por fim, sublinhou o facto de a Comunidade Madeirense estar perfeitamente integrada naquele país, contribuindo de forma ativa para o crescimento da economia australiana, graças ao seu empenho e capacidade de trabalho.
Recorde-se que este evento acontece sempre nesta data, coincidindo com o Dia da Austrália.