O Portuguese Food Festival, o maior evento que de Jersey, que é organizado pela comunidade madeirense, vai atrair cerca de 25 mil pessoas.

25 mil no portuguese food festival

 


“Nos quatro dias de festival, incluindo o dia de amanhã, estima-se que passem por cá 25 mil pessoas”, sublinhou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa.

Rui Abreu enalteceu o trabalho desenvolvido pela Comissão Organizadora, e o apoio das entidades oficiais de Jersey, nas pessoas do conselheiro João Carlos Nunes e do Mayor da Câmara Municipal de Saint Helier, Simon Crowcroft.

“Este é o maior evento existente em Jersey, e é organizado pela comunidade madeirense” disse, destacando que “para além de manter vivas as tradições madeirenses neste país de acolhimento, o festival também funciona como um cartaz turístico da Madeira no Reino Unido”.

João Carlos Nunes, conselheiro madeirense em Jersey e presidente da Comissão Organizadora do festival concorda, mas confessa que foi com grande esforço que conseguiram voltar a promover o festival.

“Neste festival mostramos a nossa cultura, os nossos costumes, valores e tradições. Ao mesmo tempo, passamos a imagem da Madeira a todos aqueles que visitam o evento. No fundo o Festival funciona como um palco promocional turístico da nossa terra”, constatou o Conselheiro.

No entanto refere que os últimos dois anos foram difíceis. “O panorama empresarial em Jersey, hoje em dia, é diferente. Por isso, montar o festival foi um desafio. Foi graças ao apoio dos patrocinadores, das entidades locais e regionais, que conseguimos levar em frente o Festival, montar cinco tendas gastronómicas, trazer 12 equipas de entretenimento, e dar um novo fôlego ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey”, referiu João Carlos Nunes.

Acima de tudo, continuou, “mostrámos aos jersianos e às entidades que trabalhamos na nossa terra e fora dela”.

“Somos a maior comunidade estrangeira residente em Jersey. Vamos manter este festival. Como também vamos manter a geminação Madeira-Jersey: esta é uma ponte, um elo que irá continuar”, rematou João Carlos Nunes.

GR mantém apoio ao Grupo Folclórico da Madeira

O Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE) vai manter o apoio ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey.
A garantia foi dada por Rui Abreu, que falou sobre a importância do Grupo na divulgação da cultura madeirense além-mar.
“Vamos continuar a dar o nosso apoio com os trajes folclóricos, as botas e os tecidos”, disse, destacando que “o Grupo Folclórico da Madeira em Jersey tem um papel fundamental na dinamização e divulgação das nossas tradições” naquela ilha do Canal.