É um regresso mais do que esperado. Depois de dois anos de interregno, o Fórum Madeira Global regressa a 28 julho, ao Centro de Congressos da Madeira, onde são esperados mais de 200 congressistas e convidados, vindos de todo o mundo.

FMG traz 300 congressistas

 


A reunião magna da Diáspora Madeirense, organizada pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), com o tema “O Futuro das Comunidades”, será presidida pelo chefe do governo madeirense, Miguel
Albuquerque. O evento poderá ser visualizado em livetreaming através da Página de Facebook da DRCCE.

O presidente do Governo Regional fará a abertura do Fórum Madeira Global pelas 10h10, logo após a interpretação da jovem cantora madeirense Júlia Ochôa, que irá cantar os Hinos da Região e de Portugal.

Seguem-se as intervenções do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, convidado pelo Governo Regional para a sessão de abertura do Fórum Madeira Global.

Este será também um momento muito importante para os 23 Conselheiros Madeirenses na África do Sul, Brasil, Austrália, Canadá, Caraíbas, CPLP, EUA, Europa, Reino Unido, e Venezuela, para no dia seguinte tomarem posse perante o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa.

Na parte da tarde, às 14h30, haverá uma ‘Mesa Redonda’ para discutir “O Futuro das Comunidades”. O debate conta com a participação de Rui Abreu, de Cristina Andrade Correia (Consultora Financeira no Reino Unido), Alberto Viveiros (emigrante na Venezuela), Filipe Santos (Diretor do centro de Estudos de História do Atlântico) e José Cesário (ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e ex-deputado pelo círculo fora da Europa).

Os trabalhos no Centro de Congressos da Madeira acabam após a leitura das conclusões do Fórum Madeira Global. O cocktail de encerramento está previsto para as 18h30, na residência oficial do presidente do Governo Regional da Madeira, na Quinta Vigia.

Para 29 de julho está marcado o Conselho da Diáspora, uma reunião presidida por Rui Abreu, que decorrerá no Salão Nobre do Governo Regional e na qual tomarão posse os Conselheiros Madeirenses e os presidentes das Casas da Madeira nos Açores, em Coimbra e no Norte.
Rui Abreu sublinha a importância do Fórum Madeira Global, sucedânea do Congresso das Comunidades Madeirenses, que foi organizado pela primeira vez de 28 de junho a 2 de julho de 1984, pelo então presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

Já o primeiro Fórum Madeira Global ocorreu em 2016. Desde então tem decorrido anualmente, com exceção dos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. “Dois anos depois de um interregno forçado, retomamos o Fórum das Comunidades e o Conselho da Diáspora”, frisou Rui Abreu.

O responsável pela pasta das Comunidades recordou que “na década de 80, do século passado, a Madeira era uma terra de emigração, e em boa hora foi criado o Congresso das Comunidades Madeirenses”. Hoje, continuou Rui Abreu, “a Madeira tem, entre segundas e terceiras gerações, cerca de um milhão de descendentes espalhados pelos quatro cantos do Mundo, o que nos dá uma dimensão que não teríamos se não fosse a Diáspora.”

Rui Abreu tem grandes espectativas em relação ao Fórum Madeira Global. “Este encontro permitirá aprofundar laços entre a Região e as Comunidades, potenciará a captação de investimento da Diáspora na Madeira, e irá promover a necessidade, de continuar a divulgar a cultura, os costumes e as tradições madeirenses nos vários países de acolhimento”.