O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, reuniu com o recém-eleito presidente da Casa da Madeira no Norte, João Costa, que fez questão de apresentar os vários projetos que tem previsto para aquela associação, que está sob a alçada da DRCCE.

casa da madeira no norte

 


Em primeiro lugar, quer reabilitar a Associação, e criar espaços de trabalho, de convívio e de promoção da cultura. Em segundo lugar quer promover o cinema, a fotografia, a poesia, as artes plásticas, a música e a performance. Paralelamente, pretende divulgar a cultura e tradições madeirenses, ao mesmo tempo que coloca a Casa da Madeira no mundo digital. Haverá ainda espaço para criar um jardim com plantas endémicas da Madeira.
“Nós, os membros da nova direção, frequentamos a associação desde 2008. Em 2016, assumimos um papel mais dinâmico e introduzimos o cinema, a fotografia, a poesia, as artes plásticas, a música e a performance”, explicou o dirigente.
Agora, no cargo de dirigente, João Costa estabelece um rumo para a Casa da Madeira no Norte, situada na cidade do Porto. “Primeiro, é preciso reabilitar as instalações da ‘Casa’. Depois vamos criar salas de trabalho, espaços de convívio e, acima de tudo espaços onde se possa criar e promover a cultura”.
Um dos grandes objetivos é aproximar pessoas de diferentes origens, através da cultura. “Queremos promover, através da cultura [cinema, fotografia, poesia, artes plásticas, performance e música], a aproximação de pessoas de todas as origens, tendo como pano de fundo a Madeira e interligando-a com a cultura do Norte”.
Isto porque, lembra João Costa, a cultura “não tem língua, nem nacionalidade, é de todos e para todos. É inclusiva”.
O dirigente associativo fala, ainda, sobre o efeito da globalização na identidade cultural e na importância de divulgar a cultura madeirense. “Com a globalização assiste-se a um processo de uniformização da cultura. As diferentes identidades culturais esbatem-se. E o objetivo é, manter viva a cultura e as tradições madeirenses”.
Na Casa da Madeira do Norte mantêm-se a espetada, do bolo do caco, da Coral e da Brisa. Também será promovido ‘O Ciclo do Cinema Madeirense’ um evento cinéfilo em que serão passados filmes realizados na Madeira e outras produções em que participam atores madeirenses, como é o caso de Virgílio Teixeira.
Nem mesmo a flora madeirense fica para trás. “Temos dois jardins, onde serão plantadas e identificadas espécies endémicas da Madeira e quem quiser contribuir nos enviando algumas plantas típicas, teremos todo o gosto em incluí-las no jardim da Madeira”.
Outra área que João Costa pretende dinamizar é o associativismo, promovendo encontros e juntando pessoas no dia a dia da Casa da Madeira do Norte.