O estado norte-americano do Havai acaba de aprovar o estabelecimento de um protocolo de geminação e cooperação com a Madeira, assente na herança cultural que une os dois arquipélagos. A resolução, aprovada na Câmara Estadual de Representantes do Estado Norte-Americano do Havai, foi enviada para o Governo Regional esta semana, que deverá retificar e aprovar o texto do protocolo de parceria, a ser assinada entre as partes.

Geminação

 

 


“Esta geminação assenta na herança cultural que une as duas Regiões, e que se traduz nas várias marcas culturais e nos fonemas que as gerações de emigrantes madeirenses que escolheram aquelas ilhas do Pacífico como destino de migração, por lá deixaram e ainda cultivam”, explicou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa.
No texto de resolução, o parlamento havaiano justifica esta geminação com aspetos comuns às regiões, nomeadamente o ukelele, um instrumento musical tradicional no Havai inspirado na braguinha madeirense; as plantações sacarinas, cujas técnicas de plantação, tratamento e apanha foram partilhadas pelos madeirenses com os havaianos, há mais de 100 anos; e os produtos gastronómicos como a linguiça conhecida no Havai como ‘portuguese sausage’, as malassadas ou o pão em forno de lenha.
Por outro lado, o protocolo de geminação vai incidir sobre as áreas de interesse comum dos dois territórios como são o turismo, o ambiente, a cultura, a música, a gastronomia, o artesanato e a agricultura.
“Há uma troca de experiências nas questões relacionadas com o turismo, mas também com questões ambientais e de sustentabilidade que hoje são importantíssimas em todo o mundo, e em especial em ilhas como as nossas.”
Rui Abreu defende, ainda, que este tipo de geminação é uma prioridade, quando o objetivo é preservar a herança cultural madeirense. “É fundamental estabelecermos ligações a regiões onde exista um historial de presença madeirense como é o caso do Havai, e outras que ainda em fase de negociação”, sublinhou.
O governante entende, ainda, que os elos institucionais “facilitam a preservação do património cultural comum, e garantem um contacto mais frequente entre parceiros que partilham interesses comuns.”
Rui Abreu recordou, ainda, que o Funchal e Honolulu, as duas cidades capitais dos dois arquipélagos, já são cidades geminadas. “O protocolo de geminação com Honolulu (EUA) foi assinado a 15 de Outubro de 1979”, lembrou Rui Abreu, referindo que “Honolulu é a maior cidade e capital do estado americano do Havai. Ocupa toda a ilha de Oahu, tem uma área de mais de 5.500 km² e mais de 876 mil habitantes”.
O atual protocolo de geminação e cooperação entre regiões resulta de cerca de dois anos de conversações entre representantes do Havai e do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa.
Recorde-se que em o Cônsul Honorário de Portugal em Honolulu, Havai, Tyler Dos Santos-Tam, que também é líder do Partido Democrata no Estado Norte-Americano do Havai, e o possível candidato a governador naquele Estado em 2023, esteve na Madeira, e manteve uma reunião com Rui Abreu.
Tyler Dos Santos-Tam esteve também com o responsável pela Cooperação Externa, Tiago Freitas em várias reuniões e visitas na Região. “Houve uma recolha de pareceres sectoriais de instituições madeirenses, nomeadamente da Direção Regional das Comunidades, da Câmara Municipal do Funchal, da Assembleia Municipal do Funchal, da Secretaria Regional do Turismo, da ACIF e do Centro Cultural John dos Passos, que serviram de base para a proposta aprovada pelo parlamento do Havai.”