O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externo, Rui Abreu, manteve, esta quarta-feira, em Caracas, um encontro com meia centena de empresários e representantes das instituições luso-venezuelanas.

WhatsApp Image 2022 04 27 at 19.14.44

 


Na reunião participaram empresários dos mais variados sectores de atividade, nomeadamente da construção civil, da distribuição alimentar, da restauração, da panificação, do pequeno comércio, do comércio grandes superfícies, e do ramo da saúde. Estiveram, igualmente, presentes, o novo administrador da Missão Católica Portuguesa em Caracas, e os dirigentes do Centros Portugueses de Caracas, de Valência e de Maracay.
Rui Abreu elogiou a comunidade madeirense residente na Venezuela, uma das maiores radicada no estrangeiro, que ascende às 400 mil pessoas, pela forma como se integrou e contribui para o dinamismo da economia e para a criação de riqueza naquele país de acolhimento.
“Temos o maior respeito e orgulho pela nossa Diáspora. Tal como em todo o mundo, também aqui na Venezuela, os madeirenses mostraram que são peças fundamentais na sociedade e na economia venezuelanas” enalteceu.
A maioria dos emigrantes madeirenses, continuou o governante, “chegou à Venezuela apenas com o essencial: determinação, coragem e uma grande vontade de trabalhar. E assim se fizeram empresários respeitados, num país que os soube acolher. Em troca, os madeirenses criaram empresas, riqueza e postos de trabalho em território bolivariano.”
Rui Abreu sublinhou ainda que os emigrantes madeirenses nunca esqueceram a Madeira. “Muitos empresários da nossa Diáspora investem as suas poupanças na Madeira, dinamizando o tecido económico regional, através do investimento e da criação de emprego”.