Foi com enorme satisfação que o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, assinou, este domingo, um contrato-programa entre o Governo Regional da Madeira (GR) e o Lar Geriátrico de Maracay que prevê uma comparticipação financeira a esta instituição.

24.04 Assinatura contrato programa lar geriátrico Maracay 03

 


“Este é um momento histórico no relacionamento entre o Governo Regional e as suas comunidades. É a primeira vez que o Governo dá um apoio financeiro direto a uma instituição social localizada no estrangeiro, onde está radicada a nossa Comunidade”, destacou Rui Abreu, após a cerimónia de assinatura do contrato com o Lar Geriátrico de Maracay, que acolhe 40 madeirenses, e recebeu o valor simbólico de 3.500€.
Na próxima quarta-feira, o governante vai assinar o segundo contrato-programa no estrangeiro entre do Governo Regional e o Lar Padre Joaquim Ferreira, Los Anaucos, em Caracas, onde os 70 utentes também são maioritariamente oriundos da Madeira e irão beneficiar de um apoio social de 7.500€.
O apoio social do GR às instituições da Diáspora e aos madeirenses é para continuar, garantiu Rui Abreu. “O apoio social vai continuar, seja na Venezuela, seja em outros países como a África do Sul, onde teremos mais casos de necessidade de apoio a lares de idosos”, garantiu, sublinhando que “este é o relacionamento futuro que o Governo irá manter com todas as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo”.
O diretor regional, em nome do presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, elogiou o “excelente trabalho” desenvolvido pelo presidente do Lar Geriátrico de Maracay, Marcelino Canha, bem como por todos os dirigentes e colaboradores. “Todos trabalham exemplarmente em prol do bem-estar dos 42 utentes deste Lar, 40 dos quais são madeirenses”, enalteceu.
O agradecimento foi estendido Conselheiros Nelson Nunes (Los Teques), Gil Andrade Caldeira (Caracas), João Andrade (Maracay), e Aleixo Vieira (coordenador Venezuela), que têm acompanhado Rui Abreu nas várias visitas, encontros e reuniões, nesta deslocação oficial àquele país sul-americano. “Os nossos conselheiros têm sido incansáveis. Por isso deixo um agradecimento a tudo o que fizeram e ao trabalho que no futuro farão na Venezuela em prol das nossas Comunidades”.