O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistiu esta quinta-feira, 31 de março, na Sé do Funchal, ao concerto da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) pelo centenário da morte do Beato Carlos, último Imperador da Áustria.

BEATO CARLOS AUSTRIA

 


Neste concerto, por iniciativa da Embaixada da Hungria em Lisboa, a OCM esteve sob a direção do maestro convidado, Tibor Bogányi, contando, ainda, com a participação do solista e violinista Vilmos Szabadi.
No mesmo dia, no âmbito desta efeméride, o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes inaugurou a exposição temporária ‘Memória da passagem pela Madeira de Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria’. Os elementos desta mostra fotográfica captados pelos Perestrellos Photographos, entre 1921 e 1922, retratam alguns dos momentos mais marcantes da passagem do beato Carlos pela Madeira.
A "Ilha do Imperador", uma exposição que está patente na Quinta Magnólia, combina a escultura com a fotografia. Destaque-se o busto e retrato a grafite do Imperador, da autoria de Martim e Ricardo Veloza, respetivamente, e as obras da artista madeirense, Carla Cabral.
Nesta exposição, no exterior, é possível ainda ver o carro que transportava o Imperador enquanto estava na Madeira.