O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve na passada quinta feira na Cidade do Cabo, a segunda maior cidade da África do Sul, situada na costa sudoeste para medir o pulso a uma das maiores comunidades madeirenses residente naquele país.

RA EMBAIXADOR AFRICA DO SUL

 

Rui Abreu começou o dia de quinta-feira com uma reunião com o Cônsul-Geral de Portugal na Cidade do Cabo, Jorge Sampaio. Um encontro que serviu para falar sobre a comunidade madeirense residente naquela cidade portuária.

“Aqui vive a segunda maior comunidade de madeirenses e descendentes na África do Sul, que está muito bem integrada”, começou por dizer o governante, referindo que alguns membros da Comunidade são pequenos, médios e grandes empresários, que atuam nos mais variados sectores de atividade, nomeadamente na restauração, na hotelaria, no turismo e na área pesqueira.

Rui Abreu sublinhou que na Cidade do Cabo – também conhecida como ‘Cidade Mãe’, cujo pano de fundo são a icónica Table Moutain e o imenso oceano – há uma invulgar mistura entre a vida cosmopolita e a cultura tradicional africana, uma mistura entre serviços de excelência e a beleza das paisagens.

“É aqui que a nossa diáspora se funde, promovendo a cultura e as tradições madeirenses, e dinamizando a economia local através das empresas e dos postos de trabalho que cria”, sublinhou o governante.

Recorde-se que a Cidade do Cabo não foi atingida pelos tumultos que deflagraram na África do Sul em julho do ano passado, “poupando esta comunidade que não sentiu na pele” aqueles violentos distúrbios.

Associação Boa Esperança retoma atividades

Rui Abreu esteve na Associação Boa Esperança, que retoma as atividades recreativas e culturais em abril próximo, após dois anos de encerramento devido à pandemia.

“Este é o único clube português existente na Cidade do Cabo, sendo a maioria dos associados madeirenses. Dentro de um mês retomam as atividades”, anunciou Rui Abreu, recordando a última vez que esteve nesta associação: em 2015, num almoço com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Emigrantes homenageados

Na agenda do diretor regional das Comunidades, que ontem regressou a Joanesburgo, está previsto para este sábado uma visita ao Lar de Santa Isabel e depois um encontro com os membros da comunidade pertencentes ao grupo Wednesday Boys .

No Domingo, após assistir à missa portuguesa, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Benoni, Rui Abreu homenageia os emigrantes falecidos, com uma deposição de flores no respetivo monumento.