O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve ontem no Durban High School , o liceu onde estudou Fernando Pessoa, aquando a sua passagem pela África do Sul, na viragem do século XIX para o século XX.

DIA 7 escola fernando pessoa

 


“Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce” é a inscrição que se pode ler em português e em inglês, numa placa, por baixo do busto do poeta, uma homenagem a Fernando Pessoa, patente no estabelecimento de ensino, que o escritor frequentou e se distinguiu como um aluno brilhante entre 1899 e 1904. A célebre frase do poeta português bem poderia ser aplicada às comunidades madeirenses radicadas na África do Sul e a todas as existentes no mundo, constatou Rui Abreu.
No liceu Durban High School, a presença de Portugal faz-se sentir não só através da memória de Fernando Pessoa, mas também através da língua portuguesa, que foi lecionada até o ano passado.
“Esta escola já teve um professor de português”, referiu o governante madeirense, sublinhando que seria “importante retomar as aulas de português num país onde há muitas pessoas oriundas de várias regiões de Portugal”.
Rui Abreu defende que “a língua portuguesa é um dos principais vetores de dinamização cultural das comunidades nos países de acolhimento”. Por isso entende que, apesar do bom trabalho que é feito pelo Instituto de Camões há sempre espaço para melhorar. “O governo português tem que proporcionar melhores condições aos professores para que estes queiram lecionar na África do Sul”.

Consulado de Durban sem atrasos nas marcações
Durante a manhã do sétimo dia de visita oficial à África do Sul, Rui Abreu manteve uma reunião com o cônsul-honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa.
De salientar que no Consulado-Honorário de Durban é possível emitir passaportes e cartões de cidadão. “A realização destes atos consulares, que normalmente são atribuídos apenas aos Consulados-Gerais, são uma mais valia para a comunidade residente naquela cidade, uma vez que as pessoas não precisam de se deslocar propositadamente até Joanesburgo para tratar da renovação dos documentos”, explicou Rui Abreu.
Outra vantagem do Consulado-Honorário de Durban é o facto de não haver atrasos nas marcações para atendimentos, referiu.

Madeirense emprega centenas em cadeia de supermercados
A tarde ficou reservada para uma visita ao supermercado Food Lover’s Market localizado no Centro Comercial Musgrave, um dos sete supermercados detidos pelo empresário madeirense Nuno Gonçalves, de 59 anos, natural do Estreito da Calheta, que chegou à África do Sul com apenas dois anos.
O Food Lover’s Market de Musgrave, onde trabalham 61 colaboradores, alguns madeirenses, foi completamente saqueado, durante os tumultos de julho do ano passado. Mas passados, apenas quatro meses após o saque, ou seja, em novembro de 2021, o empresário madeirense já tinha reaberto este estabelecimento comercial.
“Trata-se de uma cadeia de sete supermercados que emprega centenas de pessoas”, salientou Rui Abreu, que se mostrou, mais uma vez, satisfeito com “o valioso contributo dos madeirenses para o crescimento da economia da África do Sul”.
Hoje, num voo de pouco mais de duas horas, Rui Abreu viaja de Durban para a Cidade do Cabo, onde manterá encontros com a Comunidade nos próximos dias.