É tempo de reconstrução em KwaZulu Natal. Oito meses depois dos violentos tumultos que atingiram a África do Sul, o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve em Pietermaritzburg, capital de KwaZulu Natal, para visitar os empresários madeirenses afetados pela onda de violência.

DIA 6 RECONSTRUÇÃO

 


Acompanhado por Elias de Sousa, Cônsul Honorário de Durban, e João Gouveia, representante da comunidade local, Rui Abreu manteve encontros com vários empresários: alguns estão a reconstruir os negócios afetados; outros, que não sofreram quaisquer danos, mantêm a produção e as exportações em alta.
“Aqui, encontrei pessoas resistentes e empreendedores. Pessoas que não viram as costas aos desafios. Pessoas que enfrentam as adversidades com muita coragem, e que sabem agarrar as oportunidades”, disse Rui Abreu, sublinhando: “É por tudo isto que os emigrantes madeirenses merecem o nosso maior respeito e admiração”.
Rui Abreu começou o seu sexto dia de visita oficial à África do Sul com uma deslocação à cidade de Pietermaritzburg. Primeiro visitou o espaço do empresário Jorge Jesus e depois o espaço do irmão Domingos Jesus. No final do dia seguiu para Hammarsdale, para uma visita às instalações de uma das maiores empresas de exportação de fruta do continente africano.
Jorge Jesus de 59 anos, filho de madeirenses, que chegou à África do Sul com 3 anos. “Tinha um supermercado com 2.000 metros quadrados, que dava emprego a dezenas de colaboradores. Em julho passado, o supermercado foi saqueado e incendiado. Hoje só resta o terreno, onde será reconstruído o supermercado. Só está espera o pagamento do seguro para dar início à construção ao novo edifício”, explicou Rui Abreu.
Seguiu-se a visita ao espaço do irmão de Jorge Jesus, Domingos de Jesus, de 63 anos. Chegou a terras sul-africanas com sete anos. Foi aí que cresceu, formou família e construiu a base para os seus negócios. Em 2021, também viu o seu supermercado de 5.000 metros ser destruído pela força do fogo. Hoje, aos 63 anos, pôs novamente as mãos à obra e está a reerguer o supermercado.
Os irmãos Jesus possuem outros negócios em KwaZulu Natal e, apesar de 2021 ter sido um ano difícil, essa circunstância não os impediu de ‘caminhar em frente’.
“Houve danos materiais é certo, mas não tiveram danos pessoais, por isso é que não desistiram e estão a apostar na reconstrução”, constatou o governante, notando que os empresários madeirenses acreditam na África do Sul, e prova disso são as grandes reconstruções que estão a fazer.