O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve ontem (dia 12 de março) em Durban, na província de KwaZulu Natal, onde vive uma grande comunidade madeirense.

DIA 4 ARBITRO INTERNACIONAL

 

Naquele que foi quarto dia de visita oficial à África do Sul, Rui Abreu esteve na Associação Portuguesa de KwaZulu Natal, e almoçou com a Academia do Bacalhau. Sempre com membros da comunidade madeirense. “Encontrei uma comunidade ativa, empenhada e otimista em relação ao futuro”, disse, elogiando a participação cívica e o compromisso dos madeirenses com aquele país de acolhimento.

“Nunca é demais lembrar que a nossa diáspora é conhecida em todos os cantos do mundo como uma comunidade trabalhadora e cumpridora, que contribui para o crescimento económicos dos países onde está radicada”.

A África do Sul não foge à regra. Rui Abreu encontrou vários concidadãos, alguns deles conhecidos internacionalmente, que honram não só a Madeira, mas também a África do Sul.

Foi o caso do árbitro internacional, Victor Gomes de 39 anos, natural da África do Sul, filho de madeirenses, naturais da cidade do Funchal, que esteve hoje com o responsável pela pasta das Comunidades.

Recorde-se que Victor Gomes é arbitro da FIFA desde 2012, é árbitro de elite da CAF (Confederação Africana de Futebol), e foi nomeado para o Campeonato do Mundo de Futebol .

“Victor Gomes é uma pessoa muito acarinhada não só pela Comunidade, como também pelo povo sul-africano”, constatou Rui Abreu, continuando: “É um orgulho ter um madeirense com o palmarés do Victor Gomes, ele é o melhor árbitro do continente africano”.

Sobre a mesa estiveram outros temas desportivos, nomeadamente, a possibilidade de o Clube Sport Marítimo fazer uma digressão à Africa do Sul, como chegou a fazer em tempos.

“Uma visita do Marítimo à África do Sul seria algo importante para os nossos concidadãos, que gostariam muito de ver a sua equipa jogar com as principais equipas sul-africanas”, referiu, sublinhando que irá reforçar esta pretensão da Comunidade junto dos responsáveis pelo Clube.

A tarde deste sábado ficou reservada para uma visita ao Supermercado Food Lover’s Market, localizado no Centro Comercial Musgrave, um negócio detido por empresários madeirenses.