O diretor regional das Comunidades e da Cooperação Externa, Rui Abreu, ofereceu esta quinta-feira um almoço que juntou 25 pessoas, entre as quais alguns “pesos pesados” da comunidade madeirense na África do Sul e o conselheiro Económico da Embaixada de Portugal em Pretória, Guilherme Lopes.

DIA 2 AFRICA DO SUL ALMOÇO

 

Antes do almoço, um dos conselheiros da diáspora madeirense pediu que fosse feito um minuto de silêncio pelas vítimas da violência criminal, facto que mereceu uma ‘vénia’ por parte de Rui Abreu.

O governante madeirense aproveitou o encontro para se inteirar de alguns temas que preocupam a comunidade, sendo que um deles diz respeito às dificuldades em realizar depósitos bancários na Madeira. Outro tema é mais recente e diz respeito aos transportes aéreos, ou seja, à ausência de ligações da TAP com a África do Sul.

Rui Abreu trocou ainda impressões com o Conselheiro Económico da Embaixada sobre a possibilidade de se exportar produtos madeirenses para a África do Sul, tendo Guilherme Lopes se disponibilizado para assistir no que for possível para promover esse escoamento, que voltará a ser abordado em futuros contactos.

Presentes também neste almoço a Chanceler do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo, Adalberta Coimbra e Linda, funcionária dos serviços sociais com quem manteve um diálogo sobre vários assuntos relativos à comunidade.

Terminado o almoço Rui Abreu, agradeceu a presença de todos e realçou a forma carinhosa como foi recebido em Joanesburgo, bem como o interesse que os madeirenses que vivem e trabalham na África do Sul mantêm pela sua terra natal.

Para sexta-feira, o diretor regional inicia o dia de trabalho às 09h00 (07h00 na África do Sul) com destino à Embaixada de Portugal, em Muckleneuk, Pretória, para um encontro com Manuel Carvalho, embaixador de Portugal.

Depois deste encontro, será visitada uma empresa dedicada ao fabrico de equipamentos eletrónicos, da pertença do empresário madeirense Damião de Freitas, e depois do almoço, uma deslocação à a Casa Social da Madeira, em Boshkop.
in JM-Madeira