Foi um dia preenchido. Vista ao Mercado de Joanesburgo. Contactos com empresários do sector comercial e agrícola. Almoço de trabalho com a Comunidade Madeirense. Contactos com comerciantes no Mercado de Joanesburgo. Um denominador comum: uma Comunidade com uma vontade férrea em vencer qualquer obstáculo, e em fazer melhor.

DIA 2 AFRICA DO SUL

 

Foi assim, que o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, encontrou a diáspora madeirense radicada em Joanesburgo, naquele que foi o seu segundo dia de visita oficial à África do Sul.

No Mercado de Joanesburgo, o terceiro maior mercado do mundo de produtos frescos, e o maior no continente africano, por onde passam diariamente 45 mil pessoas, Rui Abreu contactou com vários comerciantes madeirenses.

“Este é o terceiro maior mercado de frescos do mundo, e para termos uma ideia, 76% do abastecimento de todos os produtos aqui vendidos é da responsabilidade de agricultores madeirenses e descendentes de madeirenses. Para além disso, 150 dos 1.300 funcionários aqui estabelecidos, são originários da Madeira”, disse o governante, sem disfarçar o orgulho.

“Os números são impressionantes e falam por si”, começou por referir, continuando: “Esta é mais uma prova de que os madeirenses são um povo trabalhador, e que se destacam nos países de acolhimento, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento e para o crescimento das economias. E na África do Sul não é diferente”.

Apesar do país ter “alguns problemas, que não são de agora”, Rui Abreu encontrou os comerciantes “optimistas”, e “preparados para enfrentar quaisquer dificuldades” numa economia que “aos poucos retoma a normalidade”.

A África do Sul é o celeiro do continente africano, lembrou o governante madeirense responsável pela pasta das Comunidades, que aproveitou para elogiar o “excelente trabalho feito pelos madeirenses durante a pandemia, garantindo que a comida chegava a todos.”

A agenda do diretor regional mantém-se preenchida no dia de hoje (11 de março), primeiro com uma reunião na Embaixada de Portugal na África do Sul, com o Embaixador Manuel Carvalho, seguindo-se uma visita às instalações da companhia D&F Diesel Fuel Services, propriedade do empresário madeirense Damião de Freitas, e finalmente uma visita à Casa Social da Madeira em Pretória.

No sábado (12 de março), Rui Abreu viaja até a Cidade de Durban, onde irá visitar a Associação Portuguesa do KwaZulu Natal, a Academia do Bacalhau, e o Supermercado Food Lover’s Market, situado no Centro Comercial Musgrave, contactando com a Comunidade radicada em Durban.