O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, cumpriu este sábado o segundo dia da visita oficial à ilha britânica de Jersey, efetuando uma ronda por várias empresas e estabelecimentos comerciais de madeirenses.

mayor saint helier

 


As visitas realizadas por Rui Abreu, foram acompanhadas pelo presidente da câmara de Saint Helier, a capital daquela ilha do Canal, um profundo conhecedor e admirador da Madeira e da comunidade madeirense.
Os madeirenses, disse Simon Crowcroft, são um exemplo. Uma comunidade exemplar, que está muito bem integrada na sociedade de Jersey. “São empreendedores, produzem riqueza. São uma mais-valia para a nossa comunidade”, resumiu Crowcroft, que visita regularmente a Madeira, algumas vezes a bordo do seu veleiro.
Os dois governantes tiveram um almoço de trabalho, onde abordaram matérias do interesse das duas regiões. “Falamos sobre Jersey que está num momento de recuperação da pandemia, sobre a Madeira, e sobre o que nos une: a comunidade madeirense”, disse Rui Abreu.
Os cerca de 20 mil madeirenses que residem em Jersey, cerca de 12% do total da população, estão satisfeitos com o atual momento, e sentem-se apoiadas pelas autoridades da ilha. “Apoio a comunidade madeirense, que conheço já há 20 anos, dentro das nossas possibilidades”, afirmou o mayor da cidade.