"É maior área marinha protegida (AMP) com protecção total da Europa e de todo o Atlântico Norte. A Madeira vai alargar os limites da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, passando dos actuais 97 quilómetros quadrados de mar protegido para 2677 quilómetros quadrados de área marinha com protecção total. É uma das maiores do mundo.

selvagens 2

 


A bem da verdade, é praticamente a única com esta dimensão, o que significa duas coisas. Por um lado, que Portugal está na liderança deste processo, e por outro, assinala Emanuel Gonçalves, coordenador científico e administrador da Fundação Oceano Azul, o fraco compromisso dos vários países com a conservação. “É preocupante, porque a maioria das áreas marinhas protegidas permite a pesca, e muitas vezes de forma intensiva, como o arrasto de fundo”, desabafa ao PÚBLICO, dando o exemplo de uma área de protecção no Canadá, com cerca de três mil quilómetros quadrados, onde a pesca é tolerada.
É por isso, continua o biólogo marinho, que esta decisão do Governo Regional da Madeira é tão importante. “Coloca o país na dianteira da defesa dos ecossistemas marinhos, e é um passo importante para atingirmos a meta de ter 30% do mar português protegido até 2030.”
A medida, consubstanciada na aprovação de um novo regime jurídico para enquadrar a Reserva Natural das Selvagens, vem reforçar o compromisso da região autónoma com a protecção daquele que é considerado com um dos ecossistemas mais intactos do Atlântico Nordeste, e foi oficializada esta segunda-feira, no Funchal."
in Público 30.11.2021