Fazer um agendamento no Consulado-Geral de Portugal em Londres está a tornar-se impossível para os madeirenses que residem naquela área consular. Atualmente, os tempos médios de espera dos atendimentos chegam aos seis meses.

tempos de espera consulado londres

 


“Tratar de questões simples, como a renovação do cartão de cidadão ou registos de nascimentos, está a demorar cada vez mais tempo, com as filas de espera a engrossar, primeiro devido à pandemia e agora devido ao ‘Brexit’”. Isto mesmo foi avançado, ontem, pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, após uma reunião, por videoconferência, com os Conselheiros da Diáspora Madeirense em Londres, José Silva e Paulo Gouveia.
O governante mostrou-se preocupado com as reclamações que têm chegado à Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), lembrando que a contratação de quatro funcionários para o Consulado em Londres, prometida pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, com vista a solucionar esta problemática, continua envolta em burocracias.
“Recorde-se que a senhora secretária de Estado, durante uma visita a Londres, em maio último, garantiu-nos que iria reforçar os meios humanos no Consulado, para responder ao número crescente de solicitações dos cidadãos portugueses residentes em Londres”, recordou.
Rui Abreu explicou que após a crise de 2008, houve um aumento do número de emigrantes lusos para aquele país. “Estima-se que residam, atualmente, entre 400 a 500 mil portugueses no Reino Unido, e a senhora secretária de Estado das Comunidades reconheceu, em maio último, durante a visita a Londres, que este número só por si já era um desafio”.
“Falar com o Consulado está muito difícil. A Comunidade ressente-se e está indignada com esta situação que se arrasta há uns anos, e que piorou com o Covid-19 e com o Brexit”, referiu Paulo Gouveia.
O conselheiro José Silva corrobora e garante que “é mais rápido apanhar um avião e ir a Portugal tratar da documentação, do que ficar à espera de um agendamento em Londres. No entanto as pessoas só o fazem quando vão de férias a Portugal”.
No entanto, continua o conselheiro “não faz sentido pagarmos um posto consular em Londres, a voltarmos a pagar viagens para Portugal para tratar de questões absurdamente simples que podem bem ser tratadas cá”
Os conselheiros são unânimes em relação aos colaboradores do Consulado-Geral de Portugal em Londres. “Os funcionários dão o seu melhor, fazem um grande esforço para tratar do maior número de situações possível. Mas dado o volume de pedidos, é impossível fazerem mais. Há situações prioritárias, em que as pessoas não podem esperar, como é o caso do registo dos filhos recém-nascidos. Isso é inadmissível”.
Por isso, Rui Abreu alerta: “é essencial a contratação dos quatro funcionários, para colmatar as lacunas existentes e dar celeridade aos processos. Cabe agora ao Ministério da Administração Externa, que é quem trata das contratações, acelerar a contratação dos quatro funcionários para o Consulado, prometida pela senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas”.